Massa de ar frio atua já nesta semana e traz frio para parte das regiões Sul e Sudeste nos primeiros dias de outubro
Uma frente fria avança pelo Brasil nesta semana, trazendo chuvas para o Sul e Sudeste e, a partir de quarta-feira, uma massa de ar frio que provocará quedas significativas nas temperaturas em diversos municípios.
Uma frente fria está se aproximando do Brasil, trazendo mudanças expressivas para as regiões Sul e Sudeste. No final dessa segunda-feira (30), o sistema chegará ao Rio Grande do Sul, mais especificamente a fronteira com o Uruguai.
Na terça-feira (01), para iniciar o mês de Outubro, essa frente avançará por todo o estado do Rio Grande do Sul, provocando o aumento da nebulosidade e a ocorrência de chuvas. Na quarta-feira (02), as chuvas já estarão atingindo Santa Catarina e sul do Paraná, enquanto uma densa nebulosidade começará a se formar em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.
A partir de quinta-feira (03), a frente começa a causar chuvas também em São Paulo, atingindo principalmente o litoral sul, a região metropolitana e o Vale do Paraíba. Além disso, o sul de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro também deverão sentir os efeitos do sistema frontal.
Na sexta-feira (04), as condições de chuva permanecem sobre parte da região Sudeste, assim como no sábado (05), abrangendo agora todo o Espírito Santo, além do Rio de Janeiro, leste de São Paulo e leste de Minas Gerais.
Mas a passagem da frente fria não traz apenas nebulosidade e chuva para o Sul e Sudeste: Uma massa de ar polar também ocasionará quedas significativas nas temperaturas.
Após as chuvas, massa de ar frio faz temperaturas caírem
Na quarta-feira (02), o frio será sentido com maior intensidade no Rio Grande do Sul, onde as temperaturas começam a cair de maneira mais acentuada. Santa Catarina e o sul do Paraná também sentirão o efeito da queda de temperatura, ainda que de forma mais amena.
Na quinta-feira (03), um frio ameno poderá ser sentido em toda a região Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul e nas serras catarinenses, os termômetros poderão marcar mínimas abaixo dos 10 graus durante a madrugada mas, apesar do frio intenso, não há previsão de geadas.
Enquanto isso, o Sudeste estará sob a influência do fenômeno pré-frontal, que antecede a chegada da frente fria, resultando em temperaturas extremamente elevadas. Em São Paulo, por exemplo, os termômetros podem registrar máximas acima de 40 graus em quase todo o Estado na quarta-feira (02).
Já durante a quinta-feira (03), a massa de ar frio finalmente chega ao Sudeste, ocasionando um alívio para o calor intenso e uma queda nas temperaturas que já será perceptível em parte de São Paulo e no Rio de Janeiro.
Na sexta-feira (04), o ar frio avança para o sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro, onde as temperaturas também começam a cair. Esse padrão de temperaturas mais frias permanecerá ao longo do final da semana nessas regiões.
No sábado (05), temperaturas abaixo do normal continuarão sendo registradas em grande parte da região Sul e parte do Sudeste, como leste de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e leste de Minas Gerais.
Vale notar, no entanto, que nem todos os municípios do Sudeste registrarão queda na temperatura. O norte e noroeste do estado paulista continuarão registrando temperaturas altíssimas, assim como o Triângulo mineiro e noroeste de Minas Gerais, como pode ser observado nos mapas acima.
Mas mesmo sem atingir todo o Sudeste, a situação marca uma mudança significativa para diversos municípios, inclusive as capitais de São Paulo e do Rio de Janeiro, em contraste com o calor extremo dos dias anteriores.
Para conferir atualizações da previsão e verificar os valores exatos de temperatura que estão sendo previstos para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.