Massa de ar frio chega ao Nordeste: feriado de Corpus Christi com queda nas temperaturas e chuva em parte da região
Temperaturas na região Nordeste podem atingir a 15°C devido a chegada da massa de ar frio sobre o Brasil. Também há previsão de chuva para esta semana. Confira!
A atuação de um ciclone extratropical, juntamente com a sua frente fria, está impulsionando o deslocamento do ar frio sobre o centro-sul do Brasil. Esta massa de ar frio tem potencial para derrubar as temperaturas na região Nordeste.
Confira a previsão do tempo para esta última semana de maio na região Nordeste!
Chegada do ar frio baixa as temperaturas no Nordeste
Ao longo da quarta-feira (29), são esperadas chuvas ao porção leste da região, espalhadas desde o Rio Grande do Norte até a Bahia, com maior intensidade no período da tarde. No litoral do Maranhão e Piauí, as chuvas devem vir ao anoitecer desta quarta, assim como no Ceará.
Entre a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira (30), a maior probabilidade de chuva deve ficar concentrada no litoral de Sergipe e norte da Bahia, devido à atuação de um cavado invertido próximo à costa do Nordeste. Além disso, as temperaturas durante a madrugada podem alcançar os 15°C, principalmente no sul da Bahia, em decorrência da massa de ar frio que consegue avançar sobre grande parte da região Sudeste e o sul do Nordeste.
No município de Vitória da Conquista a mínima será de 16°C e a máxima não deve exceder os 22°C. As temperaturas mínimas devem permanecer abaixo dos 24°C até o início da próxima semana. Na região serrana do estado da Bahia, na cidade de Ibicoara, os termômetros podem marcar mínima de 14°C e máxima de 23°C ao longo desta semana.
O feriado de Corpus Christi será marcado por céu nublado e pancadas de chuvas ao longo do dia, concentradas no litoral do Ceará, porção leste do Rio Grande do Norte e Paraíba. No interior do Nordeste, a previsão é de céu aberto sem probabilidade de chuvas durante esta quinta-feira (30).
Para a sexta-feira (31), o cenário é semelhante, pois são esperadas chuvas entre o litoral norte da Bahia, Sergipe, Maranhão, Piauí e Ceará. No geral, esta última semana de maio será de pancadas de chuvas intercaladas com períodos nublados e avanço da friagem sobre o sul da Bahia.
O maior potencial de chuvas deve ficar concentrado na faixa costeira do Nordeste, principalmente na porção leste, do Rio Grande do Norte até a Bahia. Enquanto isso, no interior a expectativa é de pouquíssima ou nenhuma precipitação no sul do Maranhão e Piauí, além do oeste da Bahia.
Os acumulados até a noite da sexta-feira (31) ficam em torno de 44 milímetros na capital Fortaleza, 47 milímetros em São Luís e 34 milímetros em Salvador. O grande destaque desta semana é a queda das temperaturas no Nordeste, especialmente no sul da Bahia em decorrência do avanço da alta pós frontal, trazendo ar frio para a região.
Vale ressaltar que ao longo da semana as previsões podem mudar, por isso recomendamos que fique sempre de olho nas atualizações da Meteored Brasil. Como de costume, vamos trazer aqui quaisquer novidades a respeito das previsões para os próximos dias!