Massa de ar frio derruba temperaturas no Sul e em parte do Centro-Oeste do Brasil a partir desta terça

Frente fria impulsionada por ciclone extratropical vai amenizar o calor em grande parte do centro-sul brasileiro. Sua passagem traz risco de temporais para estados do Centro-Oeste.

previsão, ecmwf, ciclone, chuva
Ciclone extratropical no oceano, com centro de 987 hPa, impulsiona longa frente fria sobre o Centro-Sul do Brasil nesta semana

Entre o final desta segunda (11) e o começo da terça-feira (12), um ciclone extratropical deve se desenvolver sobre o Oceano Atlântico. Será um sistema com baixa pressão central considerável, mas ao contrário do que foi amplamente divulgado, não se trata de um ciclone bomba. Os ciclones bomba são assim chamados quando se observa uma queda de pressão de pelo menos 24 hPa em 24 horas. No caso do sistema que irá se formar, a previsão é que ele caia em torno de 16 hPa em 24 horas, não podendo, assim, ser classificado como "bomba".

Além disso, o ciclone não terá impacto direto sobre o Sul do Brasil. A baixa pressão irá se formar bem distante no oceano, e portanto não irá atuar com ventos fortes, nem ondas altas, nos estados do Sul. Porém, o ciclone vai impulsionar uma frente fria que, apesar da pouca intensidade, deve trazer temperaturas mais amenas para todo o centro-sul do país.

Região Sul

O avanço da frente trará chuvas de fraca a moderada intensidade entre o centro-norte do Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina, entre a madrugada e a manhã da terça-feira. Pancadas mais fortes podem ocorrer de forma pontual entre o litoral de Santa Catarina e Paraná, neste período. Das três capitais do Sul, Curitiba é a que tem a maior chance de chuva mais forte, no início da manhã.

previsão, anomalia de temperatura
Massa de ar frio pós-frontal trará temperaturas frias para esta época do ano em grande parte da Região Sul, e no oeste do Centro-Oeste, entre terça e quarta-feira

Com deslocamento rápido, a frente já deve alcançar o litoral do Rio de Janeiro na tarde de terça, enquanto no Sul começa atuar a alta pressão pós-frontal. O tempo fica aberto na maior parte do Rio Grande do Sul, e apenas na faixa leste as nuvens devem predominar, mas sem chuva. As temperaturas serão relativamente frias para esta época do ano: Porto Alegre termina a tarde de terça com 19°C, temperatura cerca de 4 graus mais fria do que a média do local nesta data. A quarta-feira começa bem fria na capital gaúcha, com 12°C, mas o predomínio de sol leva as máximas à tarde até os 25°C. Com o tempo estável, temperaturas entram em elevação na semana, e no feriado já pode chegar aos 30°C.

Florianópolis também terá uma semana de temperatura amena, variando entre os 17°C de minima e 24°C de máxima, e muitas nuvens. A partir de sexta, os ventos que sopram do mar ganharão intensidade e deve voltar a chover. Já em Curitiba, o tempo fica mais instável, com possibilidade de chuva mais forte na terça e chuva fraca ou garoa ao longo dos dias seguintes (até sexta). Com a nebulosidade e a chuva, a temperatura não sobe muito, e faz um certo frio: as máximas não passam dos 21°C e as mínimas ficam em torno dos 13°C.

Região Centro-Oeste

O ar frio começa a atuar no Centro-Oeste no fim da tarde de terça-feira. Em Campo Grande, ocorrerá neste dia o registro da "minima invertida", ou seja, as menores temperaturas do dia não serão registradas de manhã (a previsão é de 24°C) e sim entre o fim da tarde e a noite (22°C). Na capital do Mato Grosso do Sul, as temperaturas máximas não serão fortemente alteradas por essa frente, pois o sol deve voltar a predominar entre quarta e quinta, levando os termômetros em torno dos 30°C.

previsão, densidade de raios
Mato Grosso do Sul e Mato Grosso tem amplo risco de tempo severo na tarde desta terça-feira

Ao contrário da região Sul, onde chuvas fortes podem ser apenas puntuais e não há um cenário de temporais generalizados, a frente deve causar muita instabilidade ao passar pelo Mato Grosso do Sul. Entre o início da tarde e o final da noite de terça, todo o centro-norte do estado (incluindo Campo Grande) pode ter temporais com fortes ventos e alta densidade de raios. Estas instabilidades frontais também atuam sobre grande parte do Mato Grosso, e a tarde de terça em Cuiabá também pode ser com temporais.

Em Cuiabá, Goiânia e Brasília a massa de ar frio não vai atuar com força, e as temperaturas máximas ficam em torno dos 28 a 30°C ao longo de toda a semana. O destaque para estas capitais, assim como para grande parte dos estados, é a chuva, que deve persistir o longo de toda a semana. As previsões mais atualizadas indicam que a frente fria, já no oceano, deve dar suporte à formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que mantém o tempo nublado e chuvoso nestas cidades até pelo menos o próximo domingo.