Massa de ar frio mais intensa prevista para o início da próxima semana

Ainda não se trata de uma onda de frio, mas o avanço de uma forte massa de ar frio irá proporcionar a queda de temperatura mais intensa até o momento, levando potenciais eventos de geada na Região Sul.

frio, abril
Abril se despede com evento de frio em todo o Centro-Sul. Sul pode registrar geada e temperaturas negativas. Ainda não se trata de uma onda de frio.

O mês de abril irá se despedir com clima de inverno no Centro-Sul do país. Após a passagem de uma frente fria, que muda o tempo na Região Sul e no Mato Grosso do Sul no fim de semana, uma massa de ar frio mais intensa, até o momento, passa a atuar, com os ventos de sul transportando o ar mais frio além da Região Centro-Oeste.

Última semana de abril será de frio pela manhã e sensação agradável ao longo do dia em boa parte do Centro-Sul.

Vale ressaltar, que não se trata de um evento extremo de frio que possa ser caracterizado como uma onda de frio. Para isto são necessários em torno de uma semana de temperaturas abaixo da média para se caracterizar tal evento. Além disso, em anos anteriores, nesta mesma época, já ocorreram incursões de massa de ar polar nas quais chegou a nevar nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

De qualquer forma, não representa um evento fora do comum ou muito intenso, mas de qualquer forma, já chama a atenção para os amantes do frio.

Avanço da massa de ar frio e o risco de geada

No próximo domingo (25), uma massa de ar frio já consegue penetrar na Região Sul pela manhã. Na metade sul do Rio Grande do Sul, os ventos de sul não permitem que as máximas passem dos 21°C, com mínimas do dia ocorrendo do período da noite e atingindo os 9°C na região da Campanha. O frio também chega à partir do fim do dia até o oeste e sul do Paraná, com temperaturas caindo até os 13°C no oeste de Santa Catarina e dos 12°C no sul paranaense.

Na segunda-feira (26), a massa de ar frio não consegue avançar muito, porém os ventos de sul transportam o ar mais frio até o Mato Grosso do Sul. Frio pela manhã em toda a Região Sul, com temperaturas amenas a partir do fim da manhã.

A temperatura diminui mais até a quinta-feira (29), com o avanço do núcleo da massa de ar frio até o Rio Grande do Sul. Assim, o ar frio se espalha por todo o Centro-Sul, com os ventos de sul podendo chegar até o sul de Rondônia.

Esse evento de frio deve proporcionar as menores temperaturas do ano até o momento para todo o Centro-Sul, sendo obviamente o destaque os estados do Sul, onde temperaturas negativas podem ser registradas nas regiões da serra gaúcha e catarinense e, consequentemente, com formação de geada ampla. Geada também está prevista para o Planalto de Santa Catarina, norte do Rio Grande do Sul e de forma bem isolada no oeste catarinense e na região da Campanha Gaúcha.

Vale ressaltar que ao longo do dia, a sensação será bastante agradável com máxima atingindo valores entre 22 e 26°C, evidenciando que o essa massa de ar frio ainda não se trata de uma onda de frio, ainda mais que a partir do fim de semana seguinte, as temperaturas voltam a subir.