A massa de ar frio mais intensa do verão vai atuar durante o Carnaval!
Previsões indicam que uma massa de ar frio vai fazer as temperaturas caírem no centro-sul do Brasil durante os próximos dias, trazendo frio para o feriado de carnaval.
A região Sul, e em especial o Rio Grande do Sul, tem sofrido com uma longa onda de calor. Para piorar, as chuvas irregulares também contribuíram com uma seca intensa e um aumento das temperaturas máximas durante todo este ano.
Há uma notícia boa e uma ruim. A boa é que essa situação vai mudar ao longo dos próximos dias. A ruim é que isso pode prejudicar o feriado de carnaval em boa parte do centro-sul do Brasil.
Massa de ar frio quebra onda de calor no Sul do Brasil
A partir desta quinta-feira (16), uma frente fria que está se formando vai avançar pelo Rio Grande do Sul, trazendo tempestades severas também para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Após sua passagem, uma massa de ar muito frio vai avançar pelo país, derrubando as temperaturas em todo o centro-sul do país. Seus efeitos já serão sentidos especialmente durante a sexta-feira (17) em todo o Sul, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo, trazendo um grande contraste térmico com o calor dos últimos dias.
As temperaturas podem cair dez graus para baixo do normal, e as temperaturas máximas não passam da casa dos 20°C no Sul, trazendo finalmente um alívio para a onda de calor - que já havia sido previsto aqui no site da Meteored. O frio avança e, na madrugada de domingo (19), algumas regiões do Sul podem registrar temperaturas inferiores a 10°C.
Tudo indica que esta será a massa de ar frio mais intensa do verão até o momento. Sua atuação faz com que as temperaturas permaneçam abaixo da média em boa parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste até o fim do carnaval. Isso significa que o feriado será mais frio que o normal nestes Estados.
O que explica a chuva e o frio repentinos em pleno verão?
Essa mudança tem a ver com a Oscilação Antártica - um fenômeno que está relacionado com mudanças na posição da corrente de jato, dos sistemas frontais e dos ciclones. O seu índice, que é calculado pela diferença de pressão zonal, pode informar aos meteorologistas qual o padrão de circulação extratropical presente no Hemisfério Sul.
A oscilação está entrando em uma fase negativa, que sinaliza uma formação mais frequente de frentes frias e avanços de massas de ar frio. No entanto, a oscilação permanece assim brevemente e as previsões indicam que em poucos dias ele já deve retornar a valores positivos.
Em resumo, este carnaval será marcado pela chuva e por temperaturas baixas em praticamente todo o centro, Sudeste e Sul do Brasil. No entanto, essa mudança de padrão será breve e em poucos dias a situação no Sul voltará a algo mais próximo do calor seco que foi observado nas últimas semanas.
Dito isso, para saber se você conseguirá pular o carnaval na sua cidade, não deixe de conferir as atualizações e a previsão específica para o seu município aqui no site da Meteored | Tempo.com.