Massa de ar frio vai atuar no Brasil a partir desta sexta-feira; veja as regiões afetadas

A partir da tarde da sexta-feira, uma massa de ar frio deve ingressar na Região Sul e no leste da Região Sudeste do país, deixando as temperaturas mais amenas e trazendo um alívio para o calor.

O estabelecimento de um sistema de alta pressão atmosférica no litoral da Argentina, próximo ao Uruguai deve impulsionar uma massa de ar mais frio em direção à Região Sul do Brasil a partir da tarde desta sexta-feira (29). À medida que esse sistema se desloca para oeste em direção ao alto mar, o ar frio avança também para o leste da Região Sudeste, afetando as faixas litorâneas de São Paulo e do Rio de Janeiro até o domingo (1º).

Essa massa de ar mais frio não vai fazer as temperaturas despencarem, mas vai trazer um refresco para o calor dos últimos dias nessas regiões. Então, acompanhe abaixo como ficam as temperaturas nessas áreas até o final de semana.

Temperaturas mais amenas no Sul e no Sudeste

A massa de ar frio que está chegando não chega a ser de forte intensidade, logo, ela não irá causar uma queda acentuada nas temperaturas. Porém, ela vai trazer um alívio para o calor que fez nos últimos dias nas regiões Sul e Sudeste do país.

Uma massa de ar mais frio vai marcar presença no Sul e no Sudeste do país a partir da tarde da sexta-feira, trazendo um refresco para o calor e a sensação de abafamento dos últimos dias nessas regiões.

A partir do final da tarde desta sexta-feira (29), a massa de ar frio deve ingressar no Rio Grande do Sul, amenizando as temperaturas no período da noite. Ao longo da noite, as maiores temperaturas devem ser registradas na faixa oeste do estado gaúcho, chegando a 28ºC. Na Serra gaúcha e nos Campos de Cima da Serra devem ser observados os menores valores, atingindo até aos 18ºC. Nas demais regiões gaúchas, as temperaturas variam entre 20ºC e 27ºC.

Em Santa Catarina e no Paraná, as temperaturas mais amenas serão registradas no sul e no centro-leste paranaenses, e na Serra Catarinense, onde deve marcar entre 18ºC e 22ºC.

Previsão da temperatura (em ºC) para a manhã de sábado (30), às 7h.

No sábado (30), o amanhecer será de sensação de frio especialmente nas Serras catarinense e gaúcha e no sul gaúcho, onde as temperaturas não passam dos 19ºC. Ao longo da manhã, as temperaturas mais baixas ainda devem ser registradas nessas regiões serranas, ficando por volta dos 20ºC.

Na metade-sul do Rio Grande do Sul, as temperaturas devem ficar entre 20ºC e 26ºC, e na faixa oeste e no norte entre 27ºC e 30ºC. E nas demais áreas catarinenses, elas oscilam entre 26ºC e 31ºC.

Previsão da temperatura máxima (em ºC) para a tarde (15h) de sábado (30).

A parte leste do estado de São Paulo e o sul do Rio de Janeiro também já começam a sentir a influência dos ventos de sul. A partir da manhã e ao longo da tarde do sábado (30), as temperaturas não ultrapassam os 31ºC nessas regiões. As máximas devem chegar a 29ºC na capital paulista, 30ºC em Santos, 34ºC no Rio de Janeiro e 31ºC em Cabo Frio.

No sábado, as temperaturas nas capitais da Região Sul devem ser: Curitiba: mínima de 17ºC e máxima de 29ºC, Florianópolis: mínima de 22ºC e máxima de 27ºC, e Porto Alegre: mínima de 18ºC e máxima de 25ºC.

Na noite de sábado (30), as temperaturas diminuem e chegam a ficar por volta dos 16ºC a 19ºC na porção leste do Rio Grande do Sul e do Paraná. Já no sul de Santa Catarina e região serrana catarinense, as temperaturas caem mais ainda, chegando até aos 11ºC. No litoral de São Paulo e em áreas do leste, elas variam entre 18º e 24ºC, e no litoral sul do Rio de Janeiro entre 19ºC e 27ºC.

Previsão da temperatura (em ºC) para a manhã de domingo (1º), às 9h.

No domingo (1º), a manhã ainda será com condições de temperaturas mais amenas. Ao longo da manhã, a metade sul do Rio Grande do Sul deve ter temperaturas entre 19ºC e 23ºC, e na faixa leste de Santa Catarina entre 19ºC e 25ºC, podendo atingir os 17ºC na Serra catarinense.

No período da tarde, as temperaturas entram em elevação, contudo, elas devem ser mais amenas no litoral de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo, onde variam entre 20ºC e 25ºC. Nas demais áreas desses estados e no Rio Grande do Sul, elas podem chegar até aos 31ºC.

Previsão da temperatura máxima (em ºC) para a tarde de domingo (1º), às 15h.

No domingo (1º), as capitais do Sul terão essas temperaturas: Porto Alegre: mínima de 17ºC e máxima de 29ºC, Florianópolis: mínima de 20ºC e máxima de 26ºC, e Curitiba: mínima de 16ºC e máxima de 27ºC. Já São Paulo deve marcar mínima de 22ºC e máxima de 25ºC, e o Rio de Janeiro mínima de 24ºC e máxima de 26ºC.