Massa de ar seco avança pelo Brasil

Nos próximos dias a tendência é de diminuição das chuvas em boa parte do país. No Nordeste ainda chove nas regiões costeiras e as chuvas retornam para RS.

Massa de ar seco contribui para uma condição de tempo mais firme em boa parte do Brasil.

Uma massa de ar mais frio e seco vem atuando em na Região Sul e Sudeste, provocando ligeira sensação de frio nas madrugadas e nas primeiras horas da manhã, com temperaturas em torno dos 8°C na Serra gaúcha e catarinense, dos 10°C em Curitiba e dos 4°C no sul de Minas Gerais. Essa condição tende a se manter nos próximos dias, porém com um aumento lento e gradativo das temperaturas. Mas como fica o tempo dia a dia para todo o Brasil?

Previsão do Tempo

Nesta quarta-feira (18) o tempo fica firme e ensolarado em toda a Região Sul, com pouca formação de nebulosidade. Somente no norte do PR e leste de SC, há uma maior formação de nuvens, porém não há previsão de chuva. A partir da tarde as temperaturas aumentam, trazendo de volta a sensação de calor, principalmente para o RS e oeste do PR e de SC, onde as máximas podem ficar próximas dos 30°C.

A mesma condição se observa para a Região Sudeste. No entanto na região de Serra do RJ e no estado ES, a umidade transportada pelos ventos do oceano pode provocar garoa e chuva fraca mais para o fim da tarde. No interior do país, a previsão é de pancadas de chuva a partir da tarde no oeste mineiro, metade sul de GO, metade norte do MS e em todo o MT. Na faixa norte do Norte e Nordeste, a chuva se mantém persistente, o que também é observado entre Porto Seguro e Salvador, Maceió e Recife.

Previsão do acumulado de chuva da quarta-feira (18) até a noite de sexta-feira (20), segundo o modelo europeu ECMWF.

Na quinta-feira (19) o predomínio é de tempo seco no Centro-Sul do país. Há previsão de chuva somente para o norte e meio-oeste do MS em forma de pancadas na parte da tarde. No MT as chuvas se concentram, também, no meio-oeste do estado e, em GO, o tempo fica firme e ensolarado. Já no Norte e Nordeste, apesar da diminuição dos volumes de chuva, ainda há previsão de tempo instável ao longo do dia entre São Luís e o estado do AP, mas é na parte da manhã e em Salvador, onde há alerta de chuva volumosa, que pode vir a provocar transtornos.

Na sexta-feira (19) o tempo muda na Região Sul. Áreas de instabilidade que se formam durante a madrugada entre o leste da Argentina e o Uruguai, avançam em direção ao RS, provocando pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, já pela manhã, nas regiões de fronteira do oeste e do sul do estado. No decorrer do dia, a chuva atinge as áreas mais centrais e do norte, mas não chegam a atingir a região metropolitana de Porto Alegre. Esse mesmo sistema contribui para o aumento da nebulosidade e chuva isolada na parte da tarde no oeste de SC e do PR.

No restante do país, a massa de ar seco se mantém atuante e o tempo fica firme em todo o Sudeste até o estado do TO, sudeste do PA e interior nordestino. No Centro-Oeste, as chuvas continuam somente no meio oeste do MT e do MS, e no Nordeste, a ZCIT se desloca mais para norte, porém os ventos que sopram em direção a costa provocam bastante chuva pela manhã em toda a faixa norte, que diminui de intensidade a partir da tarde. Já no entre Salvador e Maceió, a previsão é de tempo nublado e chuva ao longo do dia.

Tendência para o fim de semana

No fim de semana um sistema de baixa pressão atmosférica se forma no sul do Uruguai, e há previsão de chuva para todo o RS e oeste do PR e SC no sábado. Já no domingo a tendência é de tempo mais firme para toda a Região Sul. No restante do país, o predomínio é tempo firme e ensolarado, chuvas volumosas previstas para a faixa norte no Norte e Nordeste, e entre Maceió e Natal.