Mudança do tempo traz risco de tempestade para o Sul e o Sudeste

O processo de formação de um ciclone extratropical e sua frente fria traz de volta o risco de tempestade para parte das regiões Sul e Sudeste. Confira os detalhes.

chuvas, alerta
Chuvas voltam a ocorrer no centro-sul, mas também trazem potencial para transtornos.

Nos últimos dias, as chuvas se mantiveram concentradas no centro-norte do país, com tempo firme predominando sobre boa parte do centro-sul. Somente na faixa leste da Região Sul que o tempo ficou mais instável e com chuva de fraca à moderada intensidade, devido à circulação dos ventos de quadrante leste que favorece o transporte de umidade do oceano para as regiões mais costeiras.

Nos próximos dias, uma mudança está prevista para a Região Sul e estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, onde há potencial para chuvas intensas e tempestades, além de um refresco em relação às temperaturas.

Formação de ciclone e alerta de tempestades

Nesta terça-feira (21), uma região de cavado que é um extensão de uma baixa pressão na Argentina favorece a formação de instabilidades já pela manhã sobre o Uruguai. Esse sistema também proporciona aumento da nebulosidade no sul e leste do Rio Grande do Sul e para chuvas isoladas na região de fronteira.

No período da tarde, as nebulosidade aumentam em todo o território gaúcho e também no leste de Santa Catarina, sul e leste do Paraná. A partir de meados do período, pancadas isoladas atingem o leste catarinense, sul e leste paranaenses, o nordeste, oeste e sul do Rio Grande do Sul.

Por volta do fim do dia e noite, as instabilidades ganham intensidade e há risco de tempestades na região da Campanha Gaúcha. Nas horas seguintes, chuvas de moderada a forte intensidade se espalham pelo centro-norte do Rio Grande do Sul e região do planalto catarinense.

Na Região Sudeste, o tempo instável somente no extremo norte de Minas Gerais e no estado do Espírito Santo, com chuva fraca pela manhã e mais intensas a partir do meio da tarde, que levam potencial para transtornos, principalmente para o norte capixaba.

O modelo ECMWF não mostra volumes expressivos para a Região Sul, com acumulados de no máximo 30 mm em 48 horas.

Na quarta-feira (22), a região de cavado já evolui para uma baixa pressão com características extratropical próximo à costa do Rio Grande do Sul, no entanto, sua frente fria associada não está bem formada e não contribui para chuvas intensas. Pela manhã, o tempo fica nublado e com chuva fraca na metade norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, com ventos de sul atuando e proporcionando temperaturas amenas na região Central, metropolitana de Porto Alegre e nas áreas mais ao sul.

A partir da tarde, a frente fria avança e ganha mais forma. Alerta de tempestade no norte do Rio Grande do Sul, em todo o estado de Santa Catarina, sul, oeste e leste do Paraná. As chuvas mais intensas e os maiores volumes são esperados para o leste e norte catarinenses e leste paranaense.

A partir do fim do dia, as chuvas de moderada a forte intensidade se espalham pelo norte e centro-leste do Paraná e também atingem o sul de São Paulo até a região metropolitana da capital paulista.

O rápido avanço da frente fria proporciona mudança do tempo durante a noite e a próxima madrugada para todo o leste paulista, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com transtornos podendo ser causados por fortes rajadas de vento e temporais localizados.

alerta
Probabilidade para a ocorrência de tempestade e chuvas intensas na tarde da próxima quinta-feira (23).

Na quinta-feira (23), a tendência é de que as chuvas no sudeste se tornem mais abrangentes e intensas. Pela manhã o tempo fica nublado e com ocorrência de chuva fraca no norte e centro-leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em Minas Gerais, com possibilidade de precipitação mais intensa no norte mineiro.

No decorrer da tarde, as instabilidades se desenvolvem e há risco de tempestades e chuvas intensas no norte paulista, no Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais, incluindo a região metropolitana de Belo Horizonte, e no estado do Espírito Santo.