Mudança no Sudeste! Frente fria e ar frio chegam amanhã na Região
Uma frente fria que se formou ao longo do fim de semana na Região Sul chega à Região Sudeste nesta terça-feira. Com ela, uma massa de ar frio também muda o tempo. Confira aqui os detalhes da previsão.
Um ciclone extratropical e uma frente fria se formaram ao longo do último fim de semana contribuindo para chuvas de até forte intensidade e elevado volume na Região Sul, em especial no estado do Rio Grande do Sul, com acumulados de mais de 200 mm na região Central do estado e de 40 a 70 mm em várias localidades, segundo as estações do Inmet e do Cemaden.
Além das chuvas volumosas, esses sistemas mais posicionados no Sul favoreceram a atuação do escoamento de norte, proporcionando o transporte do ar mais quente no centro-norte do Brasil para o centro-sul. Assim, um período mais quente que o normal para época do ano vem sendo registrado em boa parte do país.
Esse padrão está com os dias contados! A frente fria consegue avançar de forma costeira até o estado do Espírito Santo. Nesse processo, a massa de ar frio na sua retaguarda também consegue avançar e, mesmo atuando mais no oceano, influencia o tempo em parte do Sudeste.
Destaque da previsão do tempo
A segunda-feira (08) será de tempo firme em praticamente todo o Sudeste, com temperaturas ainda elevadas para a época do ano e sensação de calor no período da tarde. Devido aos ventos de leste, há bastante nebulosidade no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, com previsão de chuva fraca ao longo do dia, alternando com períodos de melhoria sobre o território capixaba.
Na terça-feira (09), no período da manhã, a frente fria chega ao estado de São Paulo, na porção sul até a região metropolitana da capital. Previsão de muita nebulosidade e pouca chuva, no máximo de fraca intensidade.
No decorrer da tarde, o sistema continua avançando de forma costeira e no fim do período chega ao litoral norte paulista e ao sul do Rio de Janeiro. Mesma condição: tempo nublado e pouca chuva. O aumento da nebulosidade acontece também no interior paulista e no sul de Minas Gerais, mas não é o suficiente para encobrir o sol ou provocar chuvas.
No período da noite, a circulação de sudeste fica mais intensa com a atuação da massa de ar frio e o transporte de umidade é mais efetivo no leste paulista até o sul fluminense. Assim, chuvas de moderada intensidade podem ocorrer a partir do litoral norte de São Paulo. Não há potencial para transtornos.
Na quarta-feira (10), a frente fria se mantém sobre o Rio de Janeiro e a massa de ar frio mantém a circulação dos ventos favoráveis ao transporte de umidade para o leste de São Paulo. O ar frio consegue penetrar um pouco mais no interior paulista até a porção central.
O tempo fica nublado e frio ao longo do dia no sul e leste de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro com ocorrência de chuva fraca, que passa a ser mais intensa a partir da tarde no litoral norte paulista e, principalmente no Rio de Janeiro, passando a atingir também a Zona da Mata mineira e o sul de Minas Gerais.
Na porção central e no oeste do estado de São Paulo, uma região de cavado favorece o aumento da nebulosidade e a formação de instabilidades que podem provocar pancadas de até forte intensidade no período da tarde.
Na quinta-feira (11) e na sexta-feira (12), as codições do tempo são bastante semelhantes, com o afastamento da frente fria para o oceano e a atuação da massa de ar frio de forma mais oceânica. Assim, os ventos frios de sudeste e leste continuam transportando umidade e o tempo fica nublado e com possibilidade de chuva fraca e pontual no leste de São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais. A probabilidade de chuva é maior na sexta-feira (12).