Mudança repentina do tempo no fim de semana no Brasil: frente fria e ar polar à vista, ative os alertas!
A mudança de padrão está a caminho com uma frente fria e massa de ar polar já avançando neste fim de semana. Há alertas de tempestades e queda de temperatura Confira aqui os detalhes da previsão!
Nesta semana publicamos vários artigos dando detalhes diferentes sobre a grande mudança de padrão que está por vir. Falamos sobre a mudança da intensidade do frio, sobre a possibilidade de neve e também sobre como as chuvas devem ocorrer.
Agora trazemos os detalhes sobre os primeiros dias do avanço da frente fria e da massa de ar polar, que acontece neste fim de semana.
Sábado: frente fria avança pelo Rio Grande do Sul
Já na madrugada do sábado (10), uma frente fria atua no sul do Rio Grande do Sul, influenciando também a região da Campanha e o Oeste do estado. O tempo fica nublado e há previsão de chuvas de até moderada intensidade entre a Campanha e o Sul.
No período da manhã, o sistema avança um pouco, mas não consegue chegar até a região metropolitana de Porto Alegre. Assim, no Oeste, Campanha, região Central e no Sul, o tempo fica instável e há a possibilidade de chuvas de até forte intensidade. Na Região Central, as chuvas acontecem ainda de forma mais isolada.
No período da tarde, a frente fria consegue chegar até a região metropolitana de Porto Alegre. Alerta para a possibilidade de tempestades que também podem atingir a região Central e o Oeste do Rio Grande do Sul. Na Campanha e no Sul, as chuvas já perdem intensidade e começa a esfriar bastante, com a chegada do ar polar.
Até o período da noite, as chuvas passam a ocorrer também no norte do estado e continuam com moderada a forte intensidade no Oeste, Região Central e metropolitana de Porto Alegre.
O ar polar penetra em boa parte do Rio Grande do Sul e as temperaturas sofrem forte queda ao longo da noite, com temperaturas em torno dos 10°C na Campanha e Sul e dos 13°C em Porto Alegre.
No restante da Região Sul, o tempo firme predomina e as temperaturas ao longo do dia aumentam bastante, podendo chegar aos 30°C no leste de Santa Catarina, no norte, noroeste e oeste do Paraná. Aliás, o tempo firme com a tarde de calor ocorre em todo o Brasil Central.
Domingo: frente fria e ar polar avançam pela Região Sul
Um verdadeiro dia de inverno chegou para parte da Região Sul. No domingo (11), a frente fria e o ar polar continuam a sua incursão pela Região Sul.
Na madrugada, as chuvas continuam sobre a metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre e, mais para o fim do período e início da manhã, a frente fria chega à divisa com o estado de Santa Catarina. Assim, há alerta de chuvas de moderada a forte intensidade, que podem ocorrer na forma de tempestades no norte do Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina.
No decorrer da manhã, a frente fria consegue avançar somente um pouco, mas é o suficiente para mudar o tempo em todo o oeste do Paraná, porção central de Santa Catarina e até na região de Florianópolis. Previsão de chuvas de moderada a forte intensidade nas regiões de divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e no oeste catarinense.
Já a massa de ar polar espalha o ar frio poro o Rio Grande do Sul, com temperaturas as 12:00 por do 15°C na região metropolitana de Porto Alegre, dos 13°C na região Central, no Oeste e Missões, dos 10°C na Campanha e Sul, e dos 9°C na Serra. Devido ao avanço do ar polar ao longo do dia, as mínimas do domingo (11) acontecem no fim da noite em praticamente toda a Região Sul.
No período da tarde, continua o seu avançado e, a partir do meio do período, chega ao norte de Santa Catarina e no leste do Paraná, na região de Curitiba. O tempo fica chuvoso em todo o território catarinense, no oeste e sul do Paraná, com chuvas ocorrendo com fraca a moderada intensidade. Por volta do fim da tarde, a precipitação ganha intensidade no norte catarinense, no oeste, no sudoeste e no leste do Paraná.
No período da noite e no decorrer da madrugada de segunda-feira (06), observa-se uma crescente na taxa de precipitação. Assim, há alerta de chuvas intensas, que trazem potencial para alagamentos e deslizamentos, no norte de Santa Catarina, no sul, leste e todo o oeste do Paraná.
Quanto ao frio, a massa de ar polar se espalha até o sul, oeste e leste do Paraná e as mínimas, que acontecem no fim da noite, chegam aos 3°C na Campanha e Sul do Rio Grande do Sul, variam de 2 a 4°C nas regiões da serra gaúcha e catarinense, ficam entre 4 e 6°C no Oeste e região Central do Rio Grande do Sul e em torno dos 9°C em Porto Alegre. nas demais regiões catarinense até o Paraná, as temperaturas variam de 8°C a 14°C. Em Florianópolis, mínima de 14°C e, em Curitiba, de 13°C.