Muita chuva e frio são os destaques da previsão do tempo no Brasil para os próximos dias; confira os detalhes
Um sistema frontal fará o tempo mudar no Brasil, ficando mais frio e chuvoso especialmente a partir de Quinta-feira. Essa mudança será sentida em toda a região Sul, Sudeste e também boa parte do Centro-Oeste do país.
Uma frente fria está avançando pelo país, atualmente na altura da região Sul. Após a passagem deste sistema, previsões indicam que uma massa de ar frio penetrará no Brasil, fazendo as temperaturas caírem em grande parte do centro-sul do país.
Ao longo desta terça-feira (19), uma queda acentuada das temperaturas já poderá ser será sentida no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Até a quinta-feira (21), a massa de ar frio terá avançado até o Paraná, e começará a fazer as temperaturas caírem também em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
Massa de ar frio faz as temperaturas caírem no Brasil
Amanhã, Porto Alegre já estará registrando uma temperatura máxima mais baixa, de 20°C ao longo da tarde. Curitiba, que registrará máxima de 28°C nessa quarta-feira (20), também passa a registrar máxima de 20°C na quinta-feira (21), o que representa uma queda de quase 10°C nas capitais da região Sul.
As temperaturas mínimas na região Sul também caem, mas se mantém, num geral, entre 15°C e 20°C durante a madrugada e a manhã. Na serra gaúcha e catarinense, as temperaturas mínimas podem chegar a valores mais baixos, próximos dos 10°C, mas não caem a ponto de formar geadas.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a queda das temperaturas começa a ser sentida na quinta-feira (21) em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. No entanto, o frio avança com mais intensidade sobre estas regiões na sexta-feira (22). Neste dia, a massa de ar frio estará fazendo as temperaturas caírem em praticamente toda a região Sudeste.
São Paulo capital, que está registrando máxima de 31°C, passará a registrar máxima de 24°C na sexta, uma queda expressiva. Em Campo Grande, os efeitos são mais amenos, mas ainda assim a máxima de 34°C cairá para 29°C.
Isso reflete a situação geral que o Centro-Oeste deve registrar ao longo dos próximos dias. Haverá uma queda nas temperaturas que deve ser sentida também no Mato Grosso e em Goiás, mas ela será menos expressiva. Ao todo, as temperaturas caem cerca de cinco graus até a sexta-feira.
Chuvas fortes atingem o Brasil nos próximos dias
Outra questão que ajuda a manter as temperaturas mais amenas até final desta semana é a formação de nebulosidade intensa e chuva em praticamente todo o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O sistema frontal já está causando chuvas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina nesta terça-feira (19).
Até a sexta-feira (22), o sistema organizará a circulação de ventos e umidade no Brasil de maneira a causar pancadas de chuva também no Paraná e em todos os Estados do Sudeste e do Centro-Oeste. Essas tempestades se formam especialmente durante a tarde e a noite.
Ao todo, as regiões mais afetadas serão os litorais do Sul (inclusive as capitais Florianópolis e Porto Alegre) e alguns pontos isolados de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde os acumulados podem ultrapassar os 100 mm de chuva até sexta.
Baseado neste cenário, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de grande perigo relacionados aos altos acumulados de chuva para o litoral da região Sul. Há grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios, além da possibilidade de deslizamentos significativos de encostas. Caso você esteja em áreas de risco, não deixe de observar qualquer alteração nas encostas e tomar as devidas precauções.
Para conferir atualizações da previsão e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município nos próximos dias, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.