Nas próximas horas a frente fria avança pelo Sudeste: alerta de chuvas intensas em São Paulo e no Rio de Janeiro

A frente fria chega ao Sudeste nesta quinta-feira para provocar mudanças bruscas no tempo. A previsão para os próximos dias é de aumento de nebulosidade, chuva e queda acentuada das temperaturas.

radar
Radar meteorológico mostra avanço das instabilidades e chegada das primeiras pancadas de chuva no oeste de São Paulo hoje.

As instabilidades associadas a frente fria avançam pelo centro-sul do país e nas próximas horas já devem gerar mudanças significativas no tempo, começando pelo estado de São Paulo.

Aliás, a imagem do radar acima mostra que as primeiras pancadas de chuva já alcançaram o território paulista pela manhã, mesmo que de forma ainda isolada. A imagem mostra que o extremo oeste do estado já estava sob efeito da frente fria que tende a avançar mais nas próximas horas.

Chuva chega ao estado de São Paulo nesta quinta-feira (08) e deixa partes do Sudeste em atenção para transtornos. Chuva pode ser mais intensa entre o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro com a passagem da frente fria.

Ao longo desta quinta-feira (08) já se espera uma maior variação de nebulosidade, mas também altas temperaturas, o que combinadas vão gerar uma sensação de abafamento e muito calor, tudo isso pela pré-frontal, ou seja, antes da frente fria passar.

Chuva chega a São Paulo hoje

A imagem de satélite abaixo mostra que o sistema frontal, já bem configurado, segue avançando pelo centro-sul do Brasil e nas próximas horas tende a chegar de fato sobre o estado de São Paulo.

satelite
Imagem de satélite mostra a frente fria configurada se avançando sobre o centro-sul do país. Nuvens carregadas estão próximas a São Paulo.

Apesar do aumento da nebulosidade, o tempo firme e quente ainda será destaque ao longo do dia na maior parte do estado, como na capital São Paulo que pode registrar uma temperatura máxima de 29°C hoje, ou seja, as instabilidades devem gerar as primeiras pancadas de chuva somente no final do dia.

chuva
Primeiras pancadas de chuva relacionadas ao avanço da frente fria devem acontecer de maneira mal distribuída até o fim do dia em São Paulo.

O mapa acima mostra que até a noite de hoje, algumas pancadas de chuva já devem se espalhar pelo estado paulista, mesmo que ainda de forma mal distribuída e rápida.

Vale ressaltar que cidades mais próximas a divisa com Paraná e Mato Grosso do Sul podem ser mais afetadas pela chuva que pode ser forte devido a combinação entre calor e umidade.

Chuva ganha força e se espalha

Apesar da expectativa de chegada das instabilidades até o fim desta quinta-feira, as mudanças bruscas no tempo tomarão conta de boa parte do Sudeste somente a partir de amanhã, sexta-feira (09).

Aliás, conforme a frente fria avançar ao longo da sexta-feira, são esperadas pancadas de chuva sobre o estado de São Paulo, partes da metade sul de Minas Gerais, em todo o Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. O mapa abaixo mostra a abrangência da chuva esperada para os próximos dias.

volume
O mapa mostra o volume total de precipitação esperado no Sudeste até o sábado (10) à noite. Chuvas intensas podem gerar transtornos no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.

O maior volume de chuva é esperado já nesta sexta, o qual pode ser registrado especialmente entre o leste paulista e o estado fluminense. Nas áreas em rosa do mapa são esperados volumes entre 40 e 65 milímetros, não se descartando o potencial para transtornos e até estragos.

A chuva além de volumosa pode ser forte em determinados momentos do dia, em que são esperadas rajadas de vento de moderada intensidade, algo que é esperado especialmente nas áreas do litoral, mas que pode atingir também partes da Região Metropolitana de São Paulo.

Atenção aos ventos

Apesar da sexta-feira mais chuvosa sobre o leste paulista, o Rio de Janeiro será mais atingido no sábado (10), tanto pelas chuvas intensas como pelas rajadas de vento como o mapa abaixo mostra.

rj
Rajadas de vento podem ser moderadas e atingir a casa dos 60km/h no Rio de Janeiro, inclusive na capital. Não se descarta o risco para eventuais transtornos.

Os ventos podem atingir a casa de quase 60km/h inclusive na capital Rio de Janeiro, não se descartando o risco para transtornos como queda de árvores e queda de energia elétrica.

Vimos anteriormente que apesar do avanço da frente fria pelo Sudeste, a chuva não vai se espalhar de maneira generalizada. Áreas do centro-norte de Minas e do Espírito Santo tendem continuar secas e muito quentes.

es
Apesar da chuva chegar com menor abrangência e volumo sobre o Espírito Santo, a frente fria pode gerar ventos fortes de até 80km/h no litoral do estado na noite de sábado.

Apesar disso, a frente fria vai avançar de forma costeira e mesmo que a chuva chegue de maneira isolada sobre o Espírito Santo, atenção aos ventos. Rajadas podem atingir a casa dos 80km/h na noite de sábado, ou seja, existe grande potencial para transtornos especialmente no litoral do estado.