Nas próximas horas o ar polar reforça o frio no Sul do Brasil: geadas e temperaturas negativas em boa parte da região

Os estados do Sul estão sob alerta para geadas na madrugada e no início da manhã de terça-feira (13). Em algumas cidades, principalmente na região serrana, as mínimas podem atingir -2°C.

Sul
Estados do Sul estão em alerta para o risco de geada na madrugada e início da manhã de terça-feira (13). As temperaturas mínimas podem chegar a -2°C em algumas cidades.

Como já havíamos noticiado aqui na Meteored Brasil, o ar polar mais intenso de 2024 continua atuando sobre a Região Sul do país, trazendo a possibilidade de ocorrência de geadas na região.

Região Sul em alerta para o risco de geadas abrangentes

Entre a noite desta segunda-feira (12) e a madrugada da terça-feira (13), a probabilidade de geada aumenta, principalmente no norte do Rio Grande do Sul, centro-leste de Santa Catarina e sul do Paraná.

Potencial de formação de geadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e do Paraná, com exceção para a faixa leste catarinense, norte e noroeste paranaenses.

A previsão indica que a terça-feira (13) será bastante gelada para gaúchos, catarinenses e paranaenses. No início da manhã, o risco de geadas aumenta no extremo norte do Rio Grande do Sul e no centro-sul do Paraná. Na terça-feira, as temperaturas mínimas podem atingir os -2°C em algumas cidades serranas de Santa Catarina.

A mínima prevista para a capital Porto Alegre nesta terça-feira é de 4°C, em Florianópolis é de 6°C e em Curitiba é de 1°C. As temperaturas mínimas geralmente ocorrem durante o período da madrugada e início da manhã.

Sul
A previsão é de que as temperaturas máximas fiquem abaixo de 20°C na tarde desta terça-feira (13).

As temperaturas máximas nos estados da Região Sul não devem ultrapassar os 20°C durante a terça-feira, com exceção do extremo norte do estado do Paraná, onde a máxima prevista é de 22°C.

Na região serrana de Santa Catarina, na porção leste, e no extremo nordeste do Rio Grande do Sul, as máximas devem ficar entre 8°C e 11°C. Nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, as temperaturas máximas previstas para esta terça-feira (13) são de 14°C, 16°C e 12°C, respectivamente.

Risco de geada
Na manhã de quarta-feira (14), ainda há risco de geada na região serrana de Santa Catarina, com temperaturas próximas ou abaixo de 0°C.

O risco de geada continua na manhã de quarta-feira (14) em áreas pontuais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com temperaturas mínimas que podem chegar a valores próximos ou abaixo de 0°C. As mínimas previstas para as capitais do Sul são: 1°C em Curitiba, 7°C em Florianópolis e 5°C em Porto Alegre. Lembrando que as geadas tendem a ocorrer entre a madrugada e o início da manhã.

Região Sul
Temperatura máxima deve permanecer abaixo ou próximo dos 20°C nas capitais do Sul.

As temperaturas máximas, que geralmente ocorrem no período da tarde, devem atingir 19°C em Porto Alegre e em Florianópolis, e 20°C em Curitiba. No decorrer da semana, a chance de geadas diminui, e entre quinta-feira (15) e sexta-feira (16), as temperaturas máximas devem aumentar gradualmente na Região Sul, variando entre 24°C e 27°C em Curitiba, entre 21°C e 24°C em Florianópolis, e entre 21°C e 22°C em Porto Alegre.

Em resumo, o restante da semana vai continuar bastante frio embora tenha um pequeno aumento de temperatura no decorrer da semana. Na quinta-feira, ainda teremos temperaturas mínimas abaixo de 11°C no centro-leste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, com exceção da porção oeste e leste do estado do Paraná. Ao longo da semana, as chances de geadas tendem a diminuir e as temperaturas máximas começam a se elevar, mas não tanto!