Nas próximas horas, uma frente fria avança e muda o tempo na Região Sul: alívio ao calor e alerta de tempestades
Uma frente fria avançará por toda a região sul, causando tempestades com raios, ventos fortes e acumulados que podem ultrapassar 100 mm de chuva. Depois, uma massa de ar frio faz as temperaturas caírem e pode formar geadas pontuais.
Ao longo das próximas horas, durante a noite desta quarta-feira (11), uma frente fria começará a avançar pelo Rio Grande do Sul. A primeira região a ser afetada serão os municípios gaúchos mais próximos da divisa com o Uruguai.
Já há uma grande quantidade de nebulosidade se formando na região, que deve aumentar ao longo das próximas horas. Já é possível observar a formação de nuvens através das imagens de satélite, assim como a fumaça proveniente de queimadas no centro-norte do país que está sendo transportada para a região.
A junção entre essa grande quantidade de material particulado na atmosfera (proveninente das queimadas) e a chuva causada pela frente fria ao longo dos próximos dias pode resultar na ocorrência de um fenômeno chamado de chuva negra - que ocorre quando a fumaça se mistura com as gotas de chuva, que acabam assumindo uma coloração escura à medida que caem do céu.
Ao longo da quinta-feira (12), o sistema avançará pelo restante do Estado gaúcho, se movendo em direção norte. Durante todo este período, ocorrerão rajadas de vento significativas, com velocidades que podem atingir picos entre 50 e 70 km/h, causando transtornos como a queda de galhos de árvores e problemas no fornecimento de energia elétrica.
Durante a sexta-feira (13), chuvas fracas ainda podem continuar se formando ao longo do dia no Rio Grande do Sul. O grande destaque, no entanto, é que o sistema se desloca em direção norte e tempestades começam a atingir Santa Catarina e Paraná com maior intensidade, trazendo consigo risco de descargas elétricas significativas para os municípios destes estados.
Ao longo do Sábado (14), as chuvas reduzirão gradualmente no Rio Grande do Sul, dando espaço para o tempo firme e seco já no fim do dia. O sistema frontal, no entanto, permanecerá relativamente estacionário sobre Santa Catarina e Paraná, trazendo grandes acumulados de chuva para a região.
No domingo (15), o sistema atingirá o Paraná com bastante severidade. Só durante este fim de semana, previsões indicam que os volumes de chuva podem ultrapassar os 100 mm de chuva no estado. Em comparação, ao longo dos últimos 30 dias, a maior parte do território paranaense não registrou mais do que 40 mm de chuva, de acordo com as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Ao longo da segunda-feira (16), conforme o sistema avança em direção ao Oceano Atlântico, as nuvens devem se dissipar e as chuvas cessam tanto no Paraná quando em Santa Catarina, até que no final do dia, a tendência para a maior parte da região Sul seja de tempo firme e aberto.
Após passagem da frente, temperaturas caem na região Sul
Como de costume, após a passagem do sistema frontal, uma massa de ar frio avançará pelos estados da região Sul. As temperaturas frias poderão ser sentidas, particularmente, a partir da madrugada de domingo (15), quando as mínimas em grande parte do Rio Grande do Sul e também na região serrana de Santa Catarina chegarão a valores abaixo dos 10°C.
A situação traz um alívio para o calor extremo que está sendo sentido na região sul, que tem frequentemente registrado temperaturas acima dos 30°C - e em especial no oeste do Paraná, onde as máximas estão se aproximando dos 40°C.
Nos municípios próximos de Bagé, Pinheiro Machado e Canguçu, as temperaturas podem chegar a 4°C nesse dia, ocasionando a formação de geadas pontuais nessa região. Não há previsão de temperaturas muito mais baixas que isso e, portanto, as geadas previstas não devem ser fortes.
Para conferir atualizações da previsão e verificar os valores exatos de temperatura, chuva acumulada e rajadas de vento que estão sendo previstos para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.