Nas próximas horas, uma frente fria chega à Região Sul do Brasil: saiba o que esperar

Nesta terça-feira, as instabilidades ganham intensidade e as chuvas se espalham pela Região Sul do país devido à atuação de um cavado. Veja a previsão detalhada para a terça-feira e o que esperar ao longo da semana.

previsão, chuvas
Nesta terça-feira (15), as chuvas se tornam mais abrangentes no Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina e do Paraná.

As chuvas retornam nesta terça-feira (15) na Região Sul do Brasil, já a partir da madrugada, devido à atuação de um cavado (uma área de baixa pressão atmosférica) sobre a região do Paraguai, que vai reforçar as instabilidades, principalmente no estado do Rio Grande do Sul.

Acompanhe abaixo mais detalhes de como ficará o tempo na Região Sul do país ao longo desta semana.

Terça-feira com chuvas mais abrangentes pelo Sul do país

Nesta terça-feira (15), o cavado se aproxima do Rio Grande do Sul, estimulando a formação de uma área de baixa pressão entre o estado e o Uruguai. Essa configuração atmosférica vai dar origem a uma nova frente fria, acompanhada por um ciclone extratropical que se formará próximo às costas gaúcha e do Uruguai no período da noite.

As instabilidades se espalham pela Região Sul do Brasil na terça-feira, com chuvas de até forte intensidade em algumas áreas do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina e no Paraná, elas devem ocorrer de forma fraca e mais isolada.

na madrugada, as instabilidades se espalham por quase todo o Rio Grande do Sul, com chances de chuva de moderada a forte intensidade em áreas do oeste, do sul, da Campanha e da Fronteira oeste do estado. Na região Central e na área metropolitana de Porto Alegre elas devem ocorrer de forma fraca.

No período da manhã, as instabilidades avançam para o norte gaúcho e à tarde já atingem também os estados de Santa Catarina e Paraná. Contudo, as chuvas serão fracas e em forma de pancadas rápidas em áreas do sul, oeste e leste catarinense (litoral sul e Grande Florianópolis) e em alguns pontos do leste paranaense. Não há riscos de transtornos.

Ao longo do dia, os acumulados de chuva mais expressivos devem ser observados no sul, oeste, na região da Campanha e em áreas centrais do Rio Grande Sul, onde os valores devem variar entre 15 mm e 30 mm no dia. São esperados 25 mm em Canguçu, em Pinheiro Machado e em Pelotas, 24 mm em Piratini e 21 mm em Rosário do Sul.

As temperaturas devem permanecer amenas ao longo do dia no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com as mínimas variando entre 10ºC e 22ºC e as máximas entre 15ºC e 26ºC. No Paraná, as mínimas variam de 12ºC a 23ºC e as máximas ficam entre 18ºC e 33ºC, com os maiores valores sendo observados no oeste do estado.

Previsão, temperatura máxima, terça-feira (15)
Previsão da temperatura máxima (ºC) para esta terça-feira (15).

Em relação ao vento, há condições de rajadas de vento moderadas entre 50 e 70 km/h apenas na faixa litorânea do Rio Grande Sul ao longo do dia.

Prognóstico para esta semana na Região Sul

Ao longo desta semana, o tempo deve ficar firme na maior parte da Região Sul, mas com períodos de nebulosidade variável no leste, desde o litoral norte do Rio Grande do Sul até o leste do Paraná. Na quarta-feira (16), são esperadas chuvas apenas no meio-oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná, as quais serão fracas e pontuais.

Na quinta-feira (17), chuvas fracas e pontuais ocorrem à tarde no centro do Paraná. Já na sexta-feira (18), a nebulosidade aumenta em praticamente toda a Região Sul, com tempo mais firme apenas no sul e oeste do Rio Grande do Sul e no norte do Paraná. A partir da tarde, há chances de chuvas de até forte intensidade em boa parte de Santa Catarina (especialmente no oeste), no norte do Rio Grande do Sul e no centro-sul do Paraná.

previsão chuvas
Previsão da precipitação acumulada (em milímetros) entre a segunda-feira (14) e a sexta-feira (18).

Os acumulados mais significativos até o final da sexta-feira (18) devem ser observados em áreas do sul, oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, com totais de 40 mm em Alegrete, 39 mm em Cacequi, 48 mm em Rosário do Sul, 51 mm em Piratini e 44 mm em Canguçu.