Natal com alerta de desastres, saiba onde e o que esperar
Com avanço de nova frente fria que deve provocar volumes acima de 200 milímetros, não se descarta o risco de transtornos na véspera e no final de semana do Natal. Alerta máximo para a Bahia.
A semana começa com chuva mais organizada sobre a metade norte brasileira, cenário que já vem chamando a atenção há algum tempo sob a influência do fenômeno La Niña. Em contrapartida, o tempo firme volta a predominar em boa parte do centro-sul após dias de chuva.
Com a formação de um novo sistema frontal, a chuva volta a se espalhar pelo Sul, Sudeste e Centro-Oeste até meados da semana. Aliás, na quinta-feira (23) temporais já devem atingir áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais. Na véspera de Natal (24) a chuva ganha intensidade entre o norte mineiro e o Espírito Santo, com volumes acima de 100 milímetros.
O alerta máximo vai para o Natal (25), dia em que volumes expressivos podem ser registrados na Bahia, não se descartando o risco de transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra. Essa chuva volumosa também pode atingir áreas do Tocantins até o Acre devido ao suporte do corredor de umidade à frente fria.