Natal quente! Pré-frontal faz as temperaturas subirem muito no dia 25 de dezembro
Previsões indicam que um aquecimento pré-frontal fará as temperaturas subirem para anomalias de até 10 graus acima da média, com termômetros atingindo 40 graus ou mais em algumas regiões.
Com a formação de um ciclone e uma frente fria que avançará pelo sul do Brasil, o tempo no país deve assumir características bastante peculiares durante o feriado de natal, nesta segunda-feira (25). Enquanto na região Sul, tempestades severas se formam e as temperaturas caem, no restante do Brasil a tendência é de que as temperaturas aumentem.
Especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as temperaturas devem aumentar ao longo dos próximos dias, atingindo anomalias de temperatura até 10 graus acima da média. Em todo o país, os termômetros ultrapassam os 30 graus durante a tarde.
Confira algumas das temperaturas máximas previstas para o Natal nas capitais do Sudeste e Centro-Oeste do país:
- Belo Horizonte: 30 ºC
- Vitória: 33 ºC
- Rio de Janeiro: 34 ºC
- São Paulo: 31 ºC
- Brasília: 30 ºC
- Goiânia: 33 ºC
- Cuiabá: 37 ºC
- Campo Grande: 33 ºC
No oeste do Mato Grosso do Sul e alguns pontos isolados do Mato Grosso e do Nordeste, as temperaturas podem chegar a valores ainda maiores, e os termômetros podem ultrapassar os 40 graus durante a segunda-feira (25).
Esse aumento das temperaturas ocorre devido a um fenômeno já bem conhecido pelos meteorologistas, que tem relação com a formação de um ciclone na altura do Uruguai e da Argentina, e subsequente avanço de um sistema frontal no Sul do país.
Porque as temperaturas aumentam na região pré-frontal?
No dia ou nas horas que precedem a passagem de uma frente fria, o ar costuma esquentar. Esse efeito sempre ocorre nas regiões pré-frontais (antes da passagem de uma frente fria). É por isso que esse aumento anômalo das temperaturas que vai acontecer no Natal é chamado de aquecimento pré-frontal.
ANTES da chegada de uma frente fria, as temperaturas aumentam, as pressões aumentam e os ventos sopram do quadrante norte. Conforme a frente se aproxima, a pressão começa a descer.
DURANTE a passagem da frente fria, a temperatura cai rapidamente e nuvens de tempestade se formam, causando chuvas intensas e rajadas fortes de vento.
DEPOIS que a frente fria se vai, a temperatura continua caindo devido principalmente ao avanço de ar frio, que sopra do quadrante sul. A pressão aumenta, chuvas se tornam mais fracas e eventualmente a nebulosidade se vai, deixando o céu aberto.
Agora você já sabe o que esperar durante a passagem da frente fria durante esta semana. Para conferir exatamente como o tempo estará no seu município durante este feriado de natal, não deixe de conferir a previsão completa para a sua localidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.