Natal será marcado por tempestades severas, chuvas intensas e até tempo firme! Confira a previsão para todo o Brasil
Previsões indicam que chuvas podem se formar em praticamente todo o país durante os próximos dias, e as tempestades podem ser particularmente severas no Sul durante o dia 25 de dezembro. Enquanto isso, o tempo no Nordeste volta a ficar seco.
Nesta sexta-feira (22), há risco de tempestades em praticamente todo o país - Desde a região Sul, até o Centro-Oeste, Norte e Nordeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de perigo por chuvas intensas para diversos Estados, onde há risco de chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h.
As pancadas de chuva devem continuar ao longo dos próximos dias especialmente em uma faixa que passa pelo centro do país, compreendendo os Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e praticamente toda a região Norte. Até o feriado de natal, no dia 25, acumulados de chuva pontuais nestas regiões podem ultrapassar os 150 mm e chegar a valores próximos dos 200 mm de chuva.
A única exceção é uma faixa que compreende o Mato Grosso do Sul, São Paulo, Sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde a probabilidade de chuvas é menor e o tempo deve se manter predominantemente seco ao longo dos próximos dias.
Pancadas de chuva também estão voltando a se formar no Sul nesta sexta-feira (22). O INMET também emitiu alerta para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com possibilidade de chuvas moderadas de até 50 mm/dia, ventos de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Como fica o tempo no feriado de Natal?
Já no domingo (24), as chuvas devem retornar para São Paulo e Mato Grosso do Sul, o que significa que pancadas de chuva serão registradas em praticamente todo o país. Há, no entanto, dois fatores importantes que devem ser mencionados.
O primeiro é a possibilidade de tempestades severas se formarem no Sul durante o Natal. As previsões indicam que, no dia 25 de dezembro, uma frente fria intensa - resultado da formação de um ciclone entre o Uruguai e a Argentina - vai avançar pela região Sul, trazendo tempestades severas para a região. Há risco de cortes na energia elétrica, queda de árvores e de objetos altos, alagamentos, deslizamentos de terra e descargas elétricas.
Vale lembrar que o maior número de ocorrências durante tempestades se dá devido às rajadas fortes de vento, que derrubam objetos altos, e à descargas elétricas, que são atraídas por eles. Caso seu município seja atingido por tempestades, evite se abrigar debaixo de árvores e coberturas pequenas, como quiosques. Também evite áreas próximas a postes de energia, torres de transmissão e objetos altos como placas e letreiros.
O segundo ponto a se mencionar é que, ao longo dos próximos dias, o tempo volta a ficar seco no nordeste. Exceto pelos municípios mais próximos do litoral, a região volta a registrar tempo firme e seco em praticamente todos os Estados, com sol e pouca nebulosidade durante o feriado de Natal.
Para saber exatamente como vai ficar o tempo no seu município, não deixe de acompanhar a previsão do tempo específica para a sua cidade aqui no site da Meteored | Tempo.com.