Nesta quarta-feira um anticiclone vai trazer frio para parte de SP e do RJ; confira a previsão

A quarta-feira terá bastante nebulosidade sobre o leste de São Paulo e do Rio de Janeiro. As temperaturas ficam amenas nessas áreas devido a presença de um anticiclone que empurra a massa de ar frio para a região.

    Uma frente fria costeira se encontra na altura do estado do Espírito Santo e influencia o tempo em regiões de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A presença do sistema provoca instabilidades nos estados e, consequentemente, a formação de nuvens.

    Na retaguarda desta frente fria, um anticiclone está transportando ar mais frio para o leste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais auxiliando na formação de nebulosidades e no declínio das temperaturas. O anticiclone é um sistema de alta pressão com circulação anti-horária e geralmente está associado a presença e ao transporte de massas de ar fria.

    Nos próximos dias a alta pressão estará levando ar frio para algumas regiões do Sudeste. A queda nas temperaturas já começará a ser sentida na tarde desta terça-feira (25).

    Anticiclone auxilia na manutenção de massa de ar frio sobre o leste de São Paulo e do Rio de Janeiro causando diminuição nas temperaturas. Nesta quarta-feira (26) o tempo ficará nublado com baixas expectativas de chuva, além de temperaturas mais amenas, deixando o dia mais agradável.

    Por outro lado, o oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro e norte e nordeste de Minas Gerais vão continuar registrando temperaturas na casa dos 28 a 30°C. A seguir a previsão do tempo com mais detalhes para esta quarta-feira (26).

    Massa de ar frio provoca queda nas temperaturas em São Paulo e no Rio de Janeiro

    Após a passagem de uma frente fria sobre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, que provocou chuva no último final de semana e também na segunda-feira (24), os termômetros vão registrar queda de temperatura nessas regiões.

    Isso ocorre porque a presença de um anticiclone vai contribuir no avanço de uma massa de ar frio que auxilia na formação de nebulosidades sobre o leste de São Paulo e do Rio de Janeiro já nas próximas horas, o tempo ficará nublado e com baixas possibilidades de chuvas.

    Temperatura mínima prevista para o Sudeste na manhã de quarta-feira (26).
    Temperatura mínima prevista para o Sudeste na manhã de quarta-feira (26).

    A quarta-feira (26) vai amanhecer com muitas nuvens e temperatura na casa dos 16°C na região do Vale do Paraíba em São Paulo, municípios mais próximos à serra da Mantiqueira poderão registrar temperaturas mínimas de até 12°C. Por outro lado, o oeste do estado paulista não terá os efeitos provocados pela presença da massa de ar frio, na região de Presidente Prudente e Araçatuba a mínima será próxima de 21°C.

    Queda nas temperaturas são esperadas também para a região Serrana do Rio de Janeiro, cidades como Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo podem registrar mínima de 15°C. Em regiões de praia temperaturas um pouco mais altas, próximas de 20°C. Em Campos dos Goytacazes, por exemplo, a mínima será de 22°C.

    Temperatura máxima prevista para a região Sudeste na tarde de quarta-feira(26).
    Temperatura máxima prevista para a região Sudeste na tarde de quarta-feira(26).

    E quanto às máximas ? Pois é, a temperatura máxima também não irá subir tanto no leste de São Paulo e cidades do Rio de Janeiro. Abaixo estão as máximas previstas para as capitais e algumas outras cidades:

    • São Paulo/SP - mínima de 19°C e máxima de 27°C;
    • Campos do Jordão/SP - mínima de 12°C e máxima de 20°C;
    • Rio de Janeiro/RJ - mínima de 22°C e máxima de 27°C;
    • Teresópolis - mínima de 14°C e máxima de 21°C.

    A temperatura máxima será mais alta em municípios do centro do estado de São Paulo e próximos à divisa com Mato Grosso do Sul e ao Triângulo Mineiro. Nessas áreas a máxima varia entre 28 e 31°C. No estado fluminense, praticamente todo o litoral terá temperaturas na casa dos 26°C e próximo a divisa com o Espírito Santo a máxima chega aos 28°C em Itaperuna.