Nesta sexta-feira uma ciclogênese se formará sobre o Sul do Brasil: alerta de chuvas intensas para o centro-sul do país

Semana se encerra com chuvas intensas e tempestades em decorrência da formação de um ciclone extratropical no Sul do país. Confira os detalhes da previsão do tempo.

Sul
A formação e o avanço de uma frente fria trazem potencial para tempestades no Sul do país no final desta semana.

A semana na Região Sul do país começará com tempo firme, porém deve terminar com alertas de chuvas intensas e tempestades devido à formação de um ciclone extratropical no final desta semana.

A partir da manhã de quarta-feira (09), as instabilidades começam a ganhar força sobre o sul do país, especialmente no noroeste do Rio Grande do Sul, centro-oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná, com potencial de chuvas de intensidade fraca a moderada.

No decorrer da manhã de quarta-feira (09), as chuvas devem se espalhar pela Região Sul do país, com possibilidade de precipitações intensas em grande parte de Santa Catarina e no centro-sul do Paraná.

Região Sul
Previsão de chuvas entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná na manhã de quarta-feira (09).

O cenário deve se manter semelhante durante a tarde de quarta-feira nessas regiões, e à noite, as instabilidades se concentram no extremo norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

A formação de um ciclone extratropical aumenta o potencial para chuvas de intensidade moderada a forte na Região Sul a partir de quinta-feira (10), encerrando a semana com alto risco de transtornos.

Na manhã de quinta-feira (10), a previsão é de chuvas intensas no centro-oeste de Santa Catarina e extremo sudoeste do Paraná. Já no leste do Paraná e centro-leste de Santa Catarina, incluindo as suas respectivas capitais, as chuvas devem ser de fraca a moderada intensidade. As instabilidades ganham ainda mais intensidade no decorrer do dia, e no período da tarde, as chuvas podem vir acompanhadas de raios e trovoadas no noroeste do Paraná.

Previsão
Chuvas podem vir acompanhadas de raios e trovoadas em algumas cidades do oeste do Paraná.

Na quinta-feira (10), o tempo permanece instável em toda a Região Sul, com chuvas de moderada a forte intensidade, desde o norte do Rio Grande do Sul até o norte do Paraná.

Semana termina com a formação de um ciclone extratropical: tempo severo e chuvas intensas no Sul

A partir de sexta-feira (11), a frente fria avança sobre a Região Sul, provocando chuvas nos municípios do extremo sul do Rio Grande do Sul, próximos à divisa com o Uruguai, e no oeste do Paraná, com alertas de chuvas intensas, tempestades, raios e trovoadas.

A semana se encerra com a chegada de uma frente fria à Região Sul, trazendo chuvas intensas e tempestades, acompanhadas de raios e trovoadas.

Na madrugada e início da manhã de sexta-feira (11), as instabilidades se intensificam na metade oeste da Região Sul, especialmente no Paraná e Santa Catarina.

Previsão do tempo
Previsão de chuva de intensidade moderada a forte no Sul do país na sexta-feira (11).

Durante a manhã, chuvas moderadas a fortes se deslocam para o sul e o extremo norte do Rio Grande do Sul, além do oeste do Paraná, onde há previsão de tempestades com raios. A previsão é de que a semana termine com alerta de tempo severo nos três estado da Região Sul.

Na tarde de sexta-feira (11), a frente fria avança para a metade leste do Sul, trazendo potencial para chuvas intensas e tempestades no centro-leste do Paraná, leste de Santa Catarina, incluindo a capital Florianópolis, e no Rio Grande do Sul.

Acumulado
O acumulado de precipitação previsto até o final da semana pode alcançar 200 milímetros em algumas cidades do Sul

Até o final da noite de sexta-feira (11), os acumulados de chuvas podem passar dos 200 milímetros, principalmente no extremo oeste e sul do Paraná, no extremo norte do Rio Grande do Sul e na porção oeste de Santa Catarina.

Na capital Porto Alegre, o acumulado previsto é de 60 a 75 milímetros, o mesmo se aplicando a Florianópolis, enquanto em Curitiba é esperado um total de 60 milímetros. Durante a noite de sexta, o sistema se desloca em direção ao oceano, e as chuvas perdem intensidade.