Nordeste inicia a semana com frente fria e chuva no norte e leste da região
Frente fria e ventos de leste continuam contribuindo para o tempo instável no leste do Nordeste. Na porção norte, a ZCIT favorece as chuvas em toda a sua extensão. Confira aqui os detalhes da previsão.
Uma frente fria avançou pelo centro-sul do Brasil na última semana e conseguiu chegar ao sul da Bahia no fim da semana contribuindo para o tempo instável e, principalmente, para chuvas persistentes ao longo de todo o fim de semana, que proporcionaram acumulados e de mais 250 mm na região de Porto Seguro e de 220 mm na região de Ilhéus, segundo os pluviômetros do Cemaden.
O sistema frontal continua atuando no início desta semana com menor intensidade, mas ainda favorecendo a ocorrência de chuvas moderadas no sul baiano. Nas demais áreas do leste do Nordeste, a circulação dos ventos de leste continuam transportando umidade e favorecendo o tempo mais fechado e chuva na maior parte.
Na porção norte do Nordeste, o tempo instável se espalha por toda a sua extensão a partir da terça-feira (25), com potencial de chuvas de até forte intensidade. Confira a seguir os detalhes da previsão para o início desta semana.
Segunda-feira: frente fria na Bahia e chuvas esparsas pelo leste e norte do Nordeste
Na madrugada e manhã da segunda-feira (24), o tempo fica nublado em toda a faixa leste do Nordeste, com chuvas de fraca a moderada intensidade podendo ocorrer entre Porto Seguro e Salvador, com precipitação mais intensa nas áreas do sul. Em Aracaju e Natal, tempo bastante fechado com baixa chance de chuva. Já em Recife, Maceió e João Pessoa, chuvas de fraca intensidade. Em toda a faixa norte do Nordeste, o tempo firme com pouca nebulosidade predomina.
A partir do fim da manhã e início da tarde, as chuvas perdem intensidade no sul da Bahia, mas o tempo nublado com chuva fraca continua. Já na região de Salvador até Sergipe, o céu limpa e o sol aparece entre poucas nuvens. A mesma condição ocorrer no Rio Grande do Norte, com uma tarde ensolarada sobre a capital Natal. Já em Alagoas e no leste da Paraíba e de Pernambuco, muita nebulosidade e chuvas de fraca a moderada intensidade, sendo mais intensas no território alagoano.
Na porção norte da Região, a nebulosidade aumenta e alguns pontos possuem chance de chuvas. No norte do Maranhão há previsão de de até forte intensidade. A oeste de Fortaleza, no estado do Ceará, há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade na região de Acaraú.
Terça-feira: as chuvas aumentam de intensidade
A frente fria perde intensidade, mas continua contribuindo para o tempo instável e para chuvas de fraca a moderada intensidade no sul da Bahia pela manhã, mais na região de Porto Seguro. No restante do leste do Nordeste, o tempo fica fechado na maior parte, com possibilidade do surgimento do sol entre Salvador e Aracaju. Há previsão de chuva fraca de Maceió até Natal.
Na faixa norte, a primeira parte do dia será marcada pela proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), com chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrendo desde São Luís, no Maranhão, até Fortaleza, no Ceará.
A partir da tarde, as chuvas diminuem no sul da Bahia, ocorrendo no máximo com fraca intensidade e o tempo fica firme no restante do leste baiano e em Sergipe, sendo neste último com maior concentração de nuvens. Em Alagoas, leste da Paraíba, de Pernambuco e no Rio Grande do Norte, tempo nublado e com chuva fraca até o período da noite, quando as chuvas aumentam de intensidade nas regiões costeiras.
Agora, na faixa norte, as instabilidades se desenvolvem mais e chuvas de até forte intensidade estão previstas desde o Maranhão até o oeste do Ceará. Na região de Fortaleza, a chuva acontece com no máximo fraca intensidade. A partir do fim da tarde, não há mais previsão de chuva.