Nordeste sob alerta de elevado acumulado: chuvas intensas a partir desta sexta-feira e acumulados de quase 100 mm
Chuvas volumosas são esperadas no primeiro final de semana de julho na Região Nordeste, principalmente na faixa leste! Veja a previsão do tempo completa.
O primeiro final de semana de julho na Região Nordeste vai ser marcado por chuvas de intensidade fraca à moderada, principalmente no litoral leste, desde o Rio Grande do Norte até a Bahia. O acumulado previsto até a noite de segunda-feira (08) é de 92 milímetros na capital Recife.
A alta umidade disponível na atmosfera ao longo da faixa costeira leste do Nordeste durante este período do ano está relacionada com a atuação das Ondas de Leste, que contribuem para a formação de chuvas de até forte intensidade em um curto intervalo de tempo.
Confira a previsão do tempo detalhada para o Nordeste!
Final de semana chuvoso em parte do leste do Nordeste
Ainda na tarde desta sexta-feira (05), é esperada chuvas de intensidade moderada entre os estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, principalmente na porção do na faixa costeira leste. No litoral da Bahia, a tendência é chuva fraca a qualquer hora.
No entanto, no início da noite de sexta, as chuvas ganham intensidade e na manhã do sábado (06) devem se concentrar ao longo da costa leste do Nordeste, desde o Rio Grande do Norte, passando pela Paraíba, e Pernambuco. Entre o litoral de Alagoas e da Bahia, a previsão é de chuvas fracas pontuais, assim como na extensão do litoral norte da região.
No decorrer da manhã do sábado, a nebulosidade aumenta, assim como a probabilidade de chuvas de até forte intensidade na região litorânea da Paraíba e Pernambuco, incluindo a capital Recife e Região Metropolitana.
Nesses casos, a população deve ficar atenta para eventos de alagamentos e deslizamentos de terra. Nas demais capitais da costa leste, a previsão é de chuvas fracas a qualquer hora do dia.
Pela tarde, as instabilidades se espalham sobre a porção mais interiorana do Nordeste, e a previsão é de chuva fraca no leste da Bahia, oeste de Pernambuco e centro-norte do Ceará. No oeste do Rio Grande do Norte, na tromba do elefante, são esperadas chuvas de até forte intensidade, assim como no litoral de Pernambuco e Alagoas.
Veja o resumo da previsão de sábado para as capitais do Nordeste! Na capital alagoana, em Maceió, o sábado será de chuva durante todo o sábado, assim como em Recife, onde o evento de maior intensidade é esperado durante a manhã. Em João Pessoa, a chuva também deve atuar em grande parte do sábado, e na capital do estado vizinho, Natal, a previsão é de chuva fraca.
Para a capitais Aracaju e Salvador, são esperadas chuvas fracas apenas no período do manhã. Na porção norte da região, em Teresina, Fortaleza e São Luís, a previsão é chuvas pontuais com períodos de sol ao longo do sábado.
No domingo as chuvas perdem força
No final da noite de sábado, o tempo instável predomina, mas as chuvas ficam restringidas no litoral leste do Rio Grande do Norte até o estado de Maceió, e também no litoral do Ceará e porção central do estado. Ao decorrer da madrugada, as instabilidades tendem a se dissipar e com isso as chuvas devem perder intensidade na manhã do domingo.
No período da tarde, são esperadas chuvas pontuais e de fraca intensidade em grande parte do Nordeste. Porém, no decorrer da noite, as instabilidades se concentram no litoral do estado do Maranhão e parte do Piauí, onde há previsão de chuvas de intensidade moderada na noite do domingo. Para o litoral leste, as chuvas perdem intensidade, desde o Rio Grande do Norte até Alagoas, e na Bahia não há previsão de chuvas.
Na segunda-feira (08), no período da manhã, a previsão é de céu nublado na extensão do litoral leste e chuva fraca a qualquer hora do dia, assim como na parte norte da região. Para o interior, é esperado muita nebulosidade, mas não há previsão de chuva.
Em resumo, as chuvas no primeiro final de semana de julho devem se concentrar entre a noite dessa sexta e a manhã deste sábado. E a partir do domingo, as instabilidades perdem força.