Nordeste sob alerta: risco de chuvas volumosas para todo o litoral, com volumes que podem passar dos 100 mm
Chuvas volumosas são esperadas nesta semana no Nordeste do país, com acumulados que podem ultrapassar os 100 mm em 24 horas! Confira a previsão do tempo!
Como foi noticiado semana passada, as condições mais quentes do Atlântico Tropical influenciará chuvas elevadas no litoral do Nordeste. Assim, nesta semana, a probabilidade de altos acumulados de precipitação é muito grande!
O transporte de umidade na porção leste do Nordeste, e consequentemente na sustentação de um cavado próximo a costa da Bahia proporcionará chuvas intensas. Com isso, a região está em alerta para chuvas de até forte intensidade, podendo ultrapassar os 100 mm no extremo sul da Bahia. Não se descarta a possibilidade de eventos extremos na porção norte do Nordeste.
Terça-feira
O posicionamento mais distante de um sistema fronte do continente brasileiro, no Atlântico Sul, proporcionará o transporte de umidade no setor leste do Nordeste, mantendo o cavado nas proximidades da Bahia. Tais condições favorecem o desenvolvimento de chuvas elevadas, não só no estado da Bahia, mas em todo o litoral leste da região.
Entre esta segunda (15) e terça-feira (16), as chuvas ficam concentradas entre o litoral da Bahia e Pernambuco, além do Maranhão. No litoral norte do Nordeste, as chuvas serão impulsionadas pela forte atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o qual serve como corredor de umidade para esta região.
E no decorrer da madrugada e manhã de terça-feira, a tendência é de aumento desta precipitação, e até às 14h o acumulado pode ultrapassar os 100 mm no extremo sul da Bahia, entre os municípios de Ilhéus e Maraú.
Na porção do interior do Nordeste, as chuvas ocorrem de maneira pontual, principalmente no Ceará e no estado da Bahia, mas sem grandes acumulados de chuva. Teremos um padrão de chuvas mais generalizadas e volumosas ao longo desta semana.
Quarta-feira
Para a quarta-feira (17) são esperadas chuvas intensas ao longo do dia no setor leste da região Nordeste. Valores mais significativos de precipitação tendem também a acontecer no litoral norte da região Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até o Maranhão, além do interior do Piauí, Ceará e Maranhão.
A continuação das chuvas no Nordeste beneficia diretamente o nível dos reservatórios, mantendo-os cheios e garantindo a segurança hídrica da região. Por exemplo, são esperadas chuvas na região do maior reservatório do Rio Grande do Norte, o Armando Ribeiro Gonçalves, pertencente à bacia hidrográfica do Rio Piranhas-Assu e localizado entre os municípios de Assu, Itajá e São Rafael.
Quinta-feira
Já na madrugada da quinta-feira (18), espera-se a formação de chuvas no litoral norte da região, entre o Piauí e o Ceará, associadas a forte atuação da ZCIT. Ao longo do dia, com o aumento do calor e disponibilidade de vapor d’água, a probabilidade de ocorrência de chuvas significativas aumenta, com mais ênfase no estado do Maranhão, divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, bem como no interior da Paraíba e Pernambuco.
Sexta-feira
Na sexta-feira (19), a previsão indica ocorrência de chuvas no estado de Sergipe, sul de Alagoas, litoral e interior do Maranhão, bem como no estado do Ceará. Mas é válido ressaltar que estas previsões podem mudar em futuras atualizações do modelo de confiança da Meteored Brasil, o ECMWF. Por isso, sempre fique de olho no portal do Tempo.com e saiba a previsão detalhada para a sua cidade.