Nordeste: final de semana de chuvas intensas e temperaturas elevadas
O segundo episódio de ZCAS nesta primavera de 2022, continua causando instabilidades na região Nordeste, principalmente na Bahia. O estado permanece em alerta para possíveis transtornos e alagamentos. Mas afinal, como fica o tempo para o final de semana?
Nesta última semana, temporais provocaram transtornos em cidades do interior da Bahia e na capital Salvador. Na quarta-feira (14), uma chuva intensa atingiu o município de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, com registros de trovões e relâmpagos, causando alagamentos em vários pontos da cidade.
Em Belmonte, no sul do estado, a chuva forte também ocasionou transtornos e diversas ruas ficaram alagadas e veículos tiveram que parar de circular em algumas regiões. Segundo o Inmet, foram registrados 45mm entre a quarta (14) e a quinta-feira (15).
A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) divulgou, na quarta-feira (14), o balanço da população atingida pela enchente que atingiu todo o estado.
Além de afetarem as cidades, pelo menos 24 rodovias baianas foram danificadas pelas fortes chuvas. Ao todo, no estado da Bahia, são 801 desabrigados, 17.787 desalojados e 127.086 afetados pelos efeitos dos desastres.
Influência da ZCAS sobre o Nordeste do país
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a porção sudoeste e sul da Bahia estão em alerta de chuvas intensas.
Mas afinal, como é o processo de formação desse sistema meteorológico? A sua origem está associada a diversos fatores. Vale relembrar que a formação e o avanço de um frente fria pelo centro-sul do país, contribuiu para eventos de precipitação intensos em várias cidades da região Sul e Sudeste, com muito volume ocorrendo em pouco tempo.
A combinação do deslocamento do sistema frontal mais para o norte, com a persistência de uma região de cavado, além da presença da Alta da Bolívia entre o Brasil, Paraguai e a Bolívia, e a presença mais deslocada para o oceano do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis do Nordeste, favoreceu a formação da Zona de Convergencia do Atlântico Sul (ZCAS) entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
A ZCAS que observa-se neste início da segunda quinzena de dezembro, é o segundo episódio deste sistema na primavera de 2022. Este é um fenômeno típico do fim de primavera e do verão no Brasil, caracterizado por um forte e persistente corredor de umidade que se estende do Norte ao Sudeste e Nordeste do país.
Nos próximos dias, áreas de instabilidade se espalham sobre o Nordeste. Confira abaixo a previsão do tempo no Nordeste para o final de semana!
Previsão do tempo para o Nordeste no sábado
Durante o sábado (17), a ZCAS pode deixar o tempo muito instável, com chuva na maior parte do dia, principalmente sob o sudoeste e centro-sul da Bahia. O céu pode permanecer encoberto com previsão de chuvas intensas e tempestades na porção sul da Bahia, com temperaturas em torno de 21°C.
No litoral leste do Nordeste, o tempo segue firme com sol forte e muito calor. Em Alagoas, o céu pode permanecer com períodos nublados e possibilidade de chuva fraca ao longo do sábado. Nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, o tempo deve continuar parcialmente encoberto com temperaturas elevadas.
Os estados do Ceará e Piauí, o tempo deve permanecer com períodos nublados e possibilidade de chuvas fraca, além disso, as temperaturas no estado do Piauí podem chegar aos 36°C. No Maranhão, a previsão na maior parte do estado é de céu nublado com possibilidade de chuvas intensas e tempestades, e a temperatura deve ficar em torno de 32°C.
Previsão do tempo para o Nordeste no domingo
No domingo (18), a ZCAS deve continuar provocando instabilidades na Bahia, com previsão de céu nublado com chuvas intensas e tempestades no sudoeste e centro-sul do estado.
No litoral leste do Nordeste, o tempo deve permanecer firme com sol forte e muito calor. Em Alagoas, o céu pode permanecer com períodos nublados e possibilidade de chuva fraca no início da manhã. Nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Sergipe, o tempo deve continuar parcialmente encoberto e as temperaturas seguem elevadas, podendo chegar aos 35°C.
Nos estados do Maranhão e Piauí, o tempo deve permanecer com períodos nublados e com possibilidade de chuvas intensas e tempestades no interior dos estados, mesmo assim, as temperaturas no estado do Piauí podem chegar aos 36°C. No Ceará, a previsão na maior parte do estado é de céu nublado, e a temperatura pode chegar aos 34°C em alguns municípios do estado.