Norte e Nordeste enfrentarão longo período de chuvas intensas. Acumulados ultrapassam 200 mm já nesta semana

Pancadas de chuva atingirão o Norte e o Nordeste nos próximos dias, com estados como Piauí, Maranhão, Pará, Acre, Bahia e Amazonas registrando volumes altos de chuva. Há riscos de alagamentos, enchentes, deslizamentos e danos por ventos fortes.

Pancadas de chuva estão se formando em boa parte do Norte e do Nordeste e podem causar mais transtornos para a população ao longo dos próximos dias, já que previsões do tempo (curto prazo) e do clima (longo prazo) indicam que elas vão se intensificar.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de chuva intensa que compreendem grande parte do Norte e do Nordeste. Os estados do Piauí, Maranhão, Pará, Acre, além do extremo sul da Bahia e extremo leste do Amazonas serão severamente afetados ao longo dos próximos dias, com chuva de até 100 mm por dia e ventos intensos de até 100 km/h.

Há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de objetos altos como placas e letreiros, enchentes em rios, alagamentos e descargas elétricas. Em regiões onde as chuvas persistam por mais tempo, há risco de deslizamentos em encostas e áreas propícias.

Situação é impulsionada pela oscilação de Madden-Julian

A Oscilação de Madden Julian (OMJ) é uma fenômeno capaz de potencializar ou inibir eventos de precipitação no Norte e Nordeste do Brasil. Durante algumas fases, o fenômeno é capaz de favorecer movimentos de ascendência do ar, que ajudam a formar tempestades e deixar o clima chuvoso.

Tendências da Oscilação de Madden-Julian de acordo com modelos numéricos ao longo de Janeiro.
Tendências da Oscilação de Madden-Julian de acordo com modelos numéricos ao longo de Janeiro.

É possível observar que, nas próximas semanas, a circulação associada à OMJ vai causar anomalias que envolvem todo o Nordeste e parte do Norte, auxiliando na manutenção das chuvas nestas regiões.

As previsões climáticas do modelo europeu ECMWF também indicam que, ao longo das próximas semanas, a tendência é de chuva acima da média em boa parte do norte e do nordeste do país, com destaque especial para a região Nordeste.

Previsão de anomalias de precipitação do ECMWF para as próximas semanas.
Previsão de anomalias de precipitação do ECMWF para as próximas semanas.

Isso indica que haverá condições para formação de chuvas expressivas no Norte e no Nordeste, auxiliadas pela OMJ, que por sua vez ajudam a alimentar a Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o país, formando chuvas. Em outras palavras, até o final de Janeiro, as chuvas serão intensas e frequentes nessas regiões.

Até o final de Janeiro, tudo indica que as chuvas serão intensas e frequentes nas regiões Norte e Nordeste.

Inclusive, já ao longo dos próximos dias, pancadas de chuva serão registradas em praticamente toda a região Norte e Nordeste. Até o final do domingo (12), os acumulados totais em alguns municípios localizados podem ultrapassar os 200 mm de chuva. Esses altos volumes de chuva trazem potencial para ocasionar alagamentos e deslizamentos de terra.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do próximo domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do próximo domingo mostra que pancadas de chuva serão registradas em todo o Norte e Nordeste, exceto nos arredores de Roraima.

As regiões menos afetadas serão o litoral leste, na altura de Alagoas e Pernambuco (onde pancadas de chuva ainda vão se formar, mas com acumulados menores) e também o estado de Roraima (onde as previsões indicam que o tempo continuará predominantemente seco ao longo dos próximos dias).

O que fazer em caso de tempestade?

Caso você seja pego por uma tempestade severa, tente seguir as seguintes recomendações para evitar maiores transtornos. Lembre-se que raios e quedas de árvore podem ser fatais.

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos. Além disso, não estacione veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas altas, pois também há risco de quedas.
  • Durante uma tempestade com raios, evite abrigar-se em construções pequenas como celeiros, tendas, quiosques e locais próximos à árvores, linhas de telefone e energia elétrica. Todos estes locais atraem raios e podem se tornar fatais.
  • Se você estiver em casa, tente não utilizar aparelhos conectados à rede elétrica, pois eles podem conduzir a eletricidade e te ferir caso um raio atinja a região. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
  • Em casos de chuvas volumosas, observe e fique atento às encostas e evite trafegar por áreas propensas a deslizamentos de terra. Além disso, evite transitar por áreas próximas a rios e córregos para não ser pego por enchentes. Pare o carro se a chuva estiver muito forte.
  • Caso note a presença de cabos elétricos molhados ou arrebentados, mantenha distância da região.
  • Em caso de emergência, contate o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199).

Por fim, não deixe de conferir atualizações e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município durante os próximos dias. Para isso, previsões detalhadas para sua localidade estão disponíveis aqui no site da Meteored | Tempo.com.