Nos próximos dias, as chuvas e tempestades vão aumentar na Região Norte. Entenda a situação

Ao longo dos últimos dias de Setembro, chuvas devem se intensificar na região Norte, atingindo o Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, oeste do Pará e até mesmo o Mato Grosso com acumulados superiores a 100 mm.

Previsão de densidade de raios na sexta-feira durante a tarde.
Previsão de densidade de raios na sexta-feira durante a tarde mostra tempestades se formando em uma área vasta da região Norte. Acumulados totais até terça podem ultrapassar 100 mm.

Nos últimos dias, chuvas mais intensas têm começado a se formar na região Norte do país após um período de estiagem severa em muitos municípios da região. O rio Madeira, por exemplo, acabou de registrar seu menor nível histórico (25 cm), mas algumas áreas de Rondônia têm registrado chuvas desde segunda-feira (23).

Um vídeo nas redes sociais mostra um silo de grãos destruído após um temporal em Itapuã na quarta-feira (25). Nos municípios de Ji-Paraná e Governador Jorge Teixeira, em Rondônia, as chuvas derrubaram árvores e destelharam casas. Além disso, partes do Tocantins estão sob alerta para chuvas intensas de até 50 mm/dia, e ventos de até 60 km/h. Há baixo risco de quedas de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas (confira os avisos).

Silo destruído pelas chuvas e vendavais em Itapuã, Rondônia.
Silo destruído pelas chuvas e vendavais em Itapuã, Rondônia. (imagem: Anônimo / divulgação)

Previsões do tempo indicam, agora, que as chuvas podem aumentar na região ao longo dos próximos dias, devido à atuação de alguns sistemas meteorológicos.

Oscilação de Madden-Julian pode influenciar o clima no Brasil

A Oscilação de Madden-Julian (OMJ) é um fenômeno conectado às grandes células de circulação atmosférica que se movem ao redor do globo, e é capaz de potencializar ou inibir eventos de precipitação no Norte e Nordeste do Brasil, favorecendo movimentos de ascendência do ar (que ajudam a formar tempestades e deixar o clima chuvoso) ou subsidência (que inibem a formação de chuva e deixam o tempo mais seco).

Tendências da Oscilação de Madden-Julian de acordo com modelos numéricos ECMWF e CFS
Tendências da Oscilação de Madden-Julian de acordo com modelos numéricos ECMWF e CFS para as próximas semanas mostra que, no início de Outubro, a MJO entra em fase 1.

A OMJ está passando para a fase 1, onde a atividade convectiva (formação de nuvens e tempestades) começa a se intensificar sobre o Oceano Índico Ocidental e as regiões próximas à África oriental. Mas além disso, as previsões indicam que as anomalias associadas ao fenômeno podem intensificar também a formação de chuvas sobre o Norte do Brasil.

As tempestades devem se formar especialmente na região Norte, com os maiores acumulados previstos para municípios do Amazonas próximos da divisa com a Colômbia. Até o fim de Setembro, chuvas podem chegar a acumulados totais superiores a 100 mm de chuva nessa região e também em outros municípios pontuais do Acre, Roraima, Rondônia, oeste do Pará e também no oeste e noroeste do Mato Grosso.

Acumulados totais de chuva até Terça-feira.
Acumulados totais de chuva até Terça-feira (primeiro dia de Outubro) mostra que os acumulados na porção Norte do país podem ultrapassar 100 mm de chuva devido às tempestades.

As chuvas vem em um momento importante e podem ajudar a controlar os milhares de focos de incêndio florestal que estão sendo registrados na região Norte. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a região Norte já registrou 36.441 focos de incêndio este mês. Isso significa que, em breve, este Setembro registrará o maior número de queimadas dos últimos 14 anos.

EM RESUMO, ao longo dos últimos dias de Setembro, chuvas devem se intensificar na região Norte, atingindo o Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, oeste do Pará e até mesmo o Mato Grosso. Acumulados podem ultrapassar os 100 mm de chuva em pontos isolados. A situação pode ajudar a controlar os numerosos incêndios florestais da região.

Para conferir atualizações da previsão e verificar os volumes de chuva exatos que estão sendo previstos para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.