Nova e intensa massa de ar polar vai proporcionar um início de semana extremamente frio no Sul e no Sudeste do Brasil

Mais uma massa de ar polar já está avançando pelo centro-sul do Brasil e no início da semana reforça o frio nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

O fim da última semana foi marcado pelo avanço de uma frente fria e, principalmente, pela incursão de uma intensa massa de ar polar que, até o momento, já proporciona os dias mais frios do ano até o momento.

Nas próximas horas, o frio receberá reforço de uma intensa massa de ar polar que atua na Argentina e já se estende por parte da Região Sul e do Centro-Oeste nesta noite de domingo.

O sistema avança e centraliza o seu núcleo entre as regiões Sul e Sudeste na terça-feira (12), mais precisamente sobre o leste do Paraná e de São Paulo, proporcionando o dia mais frio da semana.

Alerta de frio intenso no início da semana

Já nesta segunda-feira (12), o ar polar posiciona o seu núcleo no oeste da Região Sul, estende a região de ar frio até a região Central do Brasil e boa parte do Sudeste, com os ventos de sul mais frio chegando até o Norte.

No início da semana temperaturas negativas estão previstas para boa parte da região de Serra e Planalto da Região Sul e para as regiões mais elevadas do Sudeste entre o sul de Minas Gerais e o estado do Rio de Janeiro.

A partir do fim do dia, o ar polar já atua sobre a Região Sul, proporcionando o período da noite como o das temperaturas mínimas no Sul, Sudeste e em parte do Centro-Oeste. Assim, a segunda-feira (12) começa com 8°C em Porto Alegre, 10°C em Florianópolis, 6°C em Curitiba, 8°C em São Paulo, 15°C no Rio de Janeiro e 13°C em Belo Horizonte.

frio intenso
Temperaturas máximas previstas para a segunda-feira. As regiões mais elevadas do Sul do Brasil tem previsão de temperaturas de no máximo 5°C.

As temperaturas máximas, que ocorrem por volta das 15:00, atingem os 14°C em Porto Alegre, os 17°C em Florianópolis, os 12°C em Curitiba, os 19°C em São Paulo, os 20°C no Rio de Janeiro e os 28°C em Belo Horizonte.

No fim da noite, o frio será bastante intenso, com as mínimas do dia em 6°C em Porto Alegre, 10°C em Florianópolis, 4°C em Curitiba, 8°C em São Paulo e 14°C no Rio de Janeiro. Belo Horizonte não registra a mínima do dia no período da noite, quando a previsão é 15°C.

frio intenso ar polar
Temperaturas mínimas ocorrem no fim da noite da segunda-feira. Temperaturas negativas nas regiões mais elevadas do Sul do Brasil e próximas de 0°C em várias localidades.

Na terça-feira (13), o ar polar já se desloca em direção ao oceano, mas se centraliza no leste da Região Sul e do Sudeste, proporcionando uma condição mais fria nessas áreas, mas, ao mesmo tempo, favorecendo o transporte de umidade para o leste de São Paulo e para o Rio de Janeiro, onde o tempo fica nublado até meados da tarde.

Temperaturas mínimas ocorrem no início da manhã, com previsão de 6°C para Porto Alegre, 7°C em Florianópolis, 2°C em Curitiba, 7°C em São Paulo, 16° no Rio de Janeiro e 10°C em Belo Horizonte.

frio intensa onda de frio no Sudeste
Mínimas previstas para a terça-feira. O frio ganha intensidade e a mancha de temperaturas negativas aumenta no Sul do Brasil. Sul do estado de Minas Gerais e região da Serra da Mantiqueira, em São Paulo, podem registrar temperaturas próximas dos 0°C.

A terça-feira (13) será gelada, com máxima de 14°C em Porto Alegre, 15°C em Florianópolis, 11°C em Curitiba, 12°C apenas em São Paulo, 19°C no Rio de Janeiro e 24 em Belo Horizonte.

O restante da semana vai continuar bastante frio, com pequeno acréscimo de temperatura, o que caracteriza a onda de frio mais intensa do ano até o momento.

Alerta de geadas abrangentes no Sul e no Sudeste

As geadas já vêm se formando no centro-sul do Brasil, principalmente na Região Sul. Na próxima semana não será diferente, mas com maior potencial de abrangência, inclusive no Sudeste, cuja o potencial vai até a quarta-feira (14).

frio intenso
Temperaturas abaixo dos 4°C no Sul de Minas Gerais e negativas nas regiões mais elevadas entre o sul mineiro e o Rio de Janeiro.

Alerta de geada, para todo o Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina, com exceção da faixa leste do norte a região de Florianópolis, para o oeste, sul e leste do Paraná, para a região do sul de Minas Gerais e regiões no entorno da Serra da Mantiqueira em São Paulo.