Nova frente fria chega ao Sul do Brasil no próximo fim de semana: meteorologista Luiz Felippe Gozzo traz os detalhes
Avanço de massa de ar frio muda o tempo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, trazendo chuva entre o próximo domingo e segunda-feira.
Recém terminaram os efeitos de uma frente, e o Sul do Brasil já pode se preparer para mais uma: a próxima incursão de ar frio está prevista para ocorrer já no fim de semana. Ela deve trazer chuva expressiva e queda de temperatura apenas para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Catarinenses e principalmente gaúchos terão um domingo de tempo muito instável, com nebulosidade e pancadas de chuva. A frente se deslocará rapidamente para o oceano, e não passará sobre Paraná e São Paulo - nestes dois estados, seu efeito será na verdade aumentar as temperaturas entre domingo e segunda. Vamos explicar com mais detalhes.
Região Sul
O modelo ECMWF indica que a frente chegará no Rio Grande do Sul no final do sábado (03/08). O dia começará com tempo quente e muito sol em todo o estado, mas entre a tarde e a noite a nebulosidade aumenta e chuvas de fraca a moderada intensidade já são esperadas no sul e na região central. Ao longo do domingo, todo o estado terá tempo instável, nebulosidade e pancadas de chuva com forte intensidade, no centro-leste e norte gaúcho. Os acumulados até a noite de domingo chegam a 34 mm em Porto Alegre, e passam dos 80 mm no centro do estado. A temperatura máxima cai, devido à nebulosidade, e não passa dos 25ºC na capital.
As chuvas no Rio Grande do Sul vão perdendo força na segunda-feira (05/08), mas ainda podem ocorrer acumulados expressivos na faixa leste e na capital, principalmente durante a madrugada e manhã. Em todo o estado o céu fica nublado e faz ainda mais friozinho à tarde. Enquanto as temperaturas mínimas se mantém em torno dos 16ºC, a máxima durante a tarde cai para 20ºC.
Em Santa Catarina, o sábado terá predomínio de sol, enquanto no domingo a aproximação da frente trará muitas nuvens. Tanto o oeste como o leste do estado, incluindo a capital Florianópolis, podem ter chuva leve, mas não são esperados acumulados expressivos. A temperatura também vai variar pouco.
Paraná e São Paulo
Após provocar estas mudanças nos dois estados mais ao sul do Brasil, a frente se deslocará para o oceano. O padrão de bloqueio ainda forte e persistente sobre o Sudeste não deixará que o sistema atue mais ao norte, portanto Paraná e São Paulo sentirão pouco os efeitos diretos da frente fria. As chuvas serão fracas a moderadas, localizadas próximas à faixa litorânea, e os acumulados mais elevados, em torno de 10 milímetros, devem ser registrados no litoral do Paraná. Porém, grandes áreas destes estados, principalmente o interior, podem experimentar um aumento de temperatura por conta da presença dela no Sul.
Quando uma frente fria se desloca entre o Sul e o Sudeste do Brasil, ela tende a intensificar os ventos que sopram do interior do continente, em sua na dianteira. Por isso, se a frente está localizada entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o Paraná e São Paulo devem experimentar uma intensificação dos ventos que vêm do norte e da região Centro-Oeste. No domingo, este vento mais forte soprando de norte, associado a um céu com poucas nuvens, trará máximas de 25ºC em Curitiba e 29ºC em São Paulo.
Embora esta frente seja fraca e cause impactos localizados, os modelos da Meteored Brasil indicam que no próximo fim de semana (09, 10 e 11 de agosto) deve ocorrer mais uma incursão de ar frio, e esta sim pode causar uma expressiva queda de temperatura até mesmo nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Fique de olho nas atualizações da previsão em nosso site!