Nova frente fria e massa de ar frio atuam no Brasil no fim desta semana
Após um feriado de Páscoa com a formação de uma frente fria e queda das temperaturas, um novo sistema frontal e massa de ar frio vão atuar no Brasil a partir do fim desta semana. Confira aqui a primeira tendência.
Um período frequente de atuação de frentes frias e massas de ar frio será registrado neste mês de Abril, condição esta que começou no último feriado da Páscoa através do processo de formação de um sistema frontal e da atuação de uma massa de ar frio, que proporcionaram dias de chuvosos e com temperaturas amenas.
O principal fator climático que está proporcionando essa maior frequência de sistemas transientes é a Oscilação Antártica (AAO), que vem atuando com índice negativa e deve se manter oscilando com esse sinal nos próximos dias.
Assim, no fim desta semana, uma nova frente fria avança pela Região Sul e, ao longo do fim de semana, consegue avançar de forma costeira pelo Sudeste e chegar ao sul do Nordeste, após receber o reforço de uma baixa pressão, que evolui para um ciclone extratropical.
Nesse deslocamento, uma massa de ar frio, que até o momento é a mais intensa deste ano, consegue influenciar todo o centro-sul até o estado da Bahia.
Detalhes do evento e mapas de previsão
Já na noite de quarta-feira (12), uma frente fria atua na metade sul do Rio Grande do Sul e avança até a porção central do estado ao longo da quinta-feira (13), sem conseguir progredir muito além disso ao longo do dia. Mais para o período da noite, uma baixa pressão toma forma entre o Paraguai, o oeste da Região Sul e o sul do Mato Grosso do Sul, favorecendo a formação de uma região de cavado entre o Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina, acoplando posteriormente com a frente frias.
Assim, na madrugada e manhã de sexta-feira (14), o sistema frontal atua entre os territórios catarinenses e gaúcho, mas influencia também o oeste do Paraná deixando o tempo instável. A partir da tarde, o sistema avança mais para o norte contribuindo para a atuação de instabilidades em Santa Catarina, no Paraná e em boa parte do Centro-Oeste e do Sudeste, com exceção do norte de Goiás e de Minas Gerais.
No fim de semana, a tendência aponta para o avanço costeiro da frente fria pelo Sudeste, mas uma baixa pressão se forma reforçando a atuação do sistema frontal e mantendo a condição instável em parte do Sudeste e do Centro-Oeste no sábado (15).
No domingo (16), a baixa pressão evolui para um ciclone extratropical com sua frente fria de fraca intensidade atuando de forma costeira entre o Espírito Santo e a Bahia. O potencial de chuvas diminui em boa parte do Brasil, com precipitação mais expressiva, e mesmo assim não tão volumosa, no território capixaba e baiano.
Em relação à massa de ar frio, o sistema já começa a levar o ar frio para o Rio Grande do Sul na quinta-feira (13), influenciando mais a metade sul do estado. Nos dias seguintes, o ar frio consegue chegar ao sul do Mato Grosso e até o sul da Bahia, com o sábado (15) registrando as menores temperaturas na Região Sul e no leste do Sudeste. Além do frio, a massa de ar frio, que também é um sistema de alta pressão, contribuindo a circulação dos ventos que transportam umidade para toda a faixa leste desde o norte do Rio Grande do Sul até o Espírito Santo, o que favorece a ocorrência das chuvas.