Nova frente fria se forma no Sul do Brasil

O mês de Agosto termina com chuva no Sul e, tempo seco e quente em boa parte do
Brasil. No leste da Região Nordeste o tempo se mantém instável.

Nos próximos dias a previsão é mudança das condições do tempo nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Nesta quarta-feira (29) uma área de baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina, favorece para uma condição mais instável em níveis mais elevados da atmosfera entre o leste argentino, meio oeste do Rio Grande do Sul e norte do Uruguai, onde foram registradas chuvas isoladas no início da manhã. Ao longo do dia, as instabilidades se espalham pelo estado gaúcho provocando chuva de moderada a forte intensidade nas áreas de fronteira com o Uruguai. As chuvas mais intensas são previstas a partir do meio da tarde e o campo de chuva chega até a região de Passo Fundo. Em Porto Alegre a chuva começa mais para o fim da tarde, sem potencial para transtornos.

Nos demais estados da Região Sul o tempo segue firme e ensolarado, com temperaturas elevadas e sensação de calor, que deve agradar muita gente, pelo fato de os ambientes internos estarem frios ainda. No Centro-Oeste e boa parte do Sudeste e Nordeste o sol aparece com facilidade. Somente no Espírito Santo e leste dos estados de Minas Gerais e da Bahia que o tempo fica nublado e com chuva fraca ao longo do dia, em decorrência dos ventos que transportam umidade do oceano para o continente.

Na quinta-feira (30) pela manhã uma frente fria se forma sobre o Rio Grande do Sul, deixando o tempo nublado e chuvoso na metade sul do estado. No noroeste chove pela manhã e, a partir da tarde, a chuva passa a ser mais isolada. Nas demais áreas a previsão é de chuva a partir da tarde. Em Santa Catarina e Paraná o tempo segue firme e ensolarado, com temperaturas em elevação. Somente no oeste catarinense que a nebulosidade aumenta no fim do dia, mas não condição para ocorrência de chuva.

Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, o predomínio é de tempo seco e firme, com tempo mais fechado e chuva fraca somente no leste da Bahia e no estado do Espírito Santo. Em Minas Gerais a nebulosidade diminui a partir da tarde.

Sexta-feira e o fim de semana

Na sexta-feira (31) as instabilidades sobre o Rio Grande do Sul são reforçadas pela formação de uma área de baixa pressão próxima a costa do estado. O tempo fica nublado e chuvoso em todas as regiões, com interrupção das chuvas a partir do fim da tarde na metade sul do estado. As temperaturas diminuem e a sensação de frio retorna. Em Santa Catarina a frente fria passa a atuar a partir do fim da manhã e no Paraná no período da noite. Mudanças nas condições do tempo também são previstas para o Mato Grosso do Sul, com aumento da nebulosidade na parte da tarde e chuva fraca no sul do estado. No restante do país, sem previsão de mudanças significativas do tempo, somente redução das chuvas no Espírito Santo.

No fim de semana a frente fria começa a avançar e atuar sobre o Sudeste e Centro-Oeste, permitindo a atuação de uma massa de ar polar sobre o Sul do Brasil, com frio menos intenso quanto ao que foi registrado na semana anterior. Mudança do tempo em São Paulo prevista a partir da noite de sábado.