Nova massa de ar frio avança pelo Sul do Brasil nesta semana! Há risco de geada?
Na última semana uma intensa massa de ar frio fez com que as temperaturas despencassem no Sul, favorecendo a ocorrência de geadas! Agora uma nova massa de ar frio está por vir, será que ela será tão intensa?
A última massa de ar frio que avançou pelo Centro-Sul do Brasil foi responsável por uma grande queda das temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Muitas cidades registraram as menores temperaturas mínimas do ano, como foi o caso de Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e Campo Grande. Inclusive foram registradas geadas em algumas localidades da serra gaúcha, como na cidade de São José dos Ausentes, conforme havíamos alertado em previsões anteriores.
Apesar das temperaturas já terem se elevado gradualmente ao longo desse final de semana, uma nova virada do tempo é prevista para a região Sul no começo dessa nova semana. Essa virada já começaria nesta segunda-feira (22) com o início do processo de formação de uma baixa pressão, que deverá tomar forma na terça-feira (23), e sua frente fria associada. Um processo que causará muitas chuvas na região, mas também trará o frio de volta mais uma vez!
Como ficarão as temperaturas no Sul? Há risco de novas geadas?
Essa nova frente fria, de acordo com as previsões dos modelos, se formará entre terça e quarta-feira (24) sobre o Rio Grande do Sul, onde deverá provocar acumulados significativos de chuva e tempestades. A partir de quarta-feira, com o avanço dessa frente fria para norte, haverá uma abertura para a alta pós frontal avançar pelo sul do continente, trazendo uma nova massa de ar frio ao Sul do Brasil.
As temperaturas já começarão a cair gradualmente na noite de terça-feira no sul do Rio Grande do Sul, mas será na quarta-feira que haverá uma queda mais significativa das temperaturas. A manhã de quarta-feira será mais fria no sul do Rio Grande do Sul, com as temperaturas mínimas beirando os 10ºC, como é o caso da cidade de Bagé.
Ao longo do dia, a alta pressão pós frontal se intensificará e começará a atingir mais áreas do Rio Grande do Sul. As temperaturas máximas não deverão passar de 21ºC e 22ºC nas cidades de Pelotas e Porto Alegre, respectivamente. A madrugada de quarta para quinta-feira também promete ser fria no estado da gaúcho, na região próxima de Bagé as temperaturas ficarão próximas dos 13ºC.
Na madrugada de quinta-feira (25) os estados de Santa Catarina e Paraná começaram a sentir as temperaturas mais frias, principalmente nas porções sul e leste desses estados. A previsão indica que as cidades de Lages e Criciúma registrem temperaturas próximas dos 14ºC antes do sol nascer. Já as máximas não serão tão frias, devido às condições de céu claro, ficando em torno dos 25ºC.
Diferente da massa de ar frio da semana passada, essa nova massa de ar frio não será tão intensa, com baixa probabilidade dos termômetros ficarem abaixo dos 5ºC nas regiões de serra e, com isso, diminuindo as chances de ocorrência de geadas.
Além de menos intensa, essa massa de ar frio será mais passageira, perdendo intensidade já a partir de quinta-feira, dando abertura para os termômetros subirem novamente na região Sul durante o final de semana.