Nova onda de frio derruba as temperaturas para -10°C na Argentina e avança em direção ao Sul do Brasil

Uma nova e intensa onde de frio pode gerar temperaturas de 10 graus abaixo de 0 na Argentina. A projeção, no entanto, é esse frio possa chegar também ao Sul do Brasil nos próximos dias.

onda de frio
Uma nova e intensa onde de frio pode gerar temperaturas de -10°C na Argentina. A projeção, no entanto, é esse frio possa chegar também no Brasil.

O inverno chegou com tudo e intensas ondas de frio tem ,chamado a atenção por três motivos: frequência, abrangência e intensidade. No último fim de semana fez muito frio em diversas partes do centro-sul brasileiro, mas principalmente na região Sul.

As temperaturas mal subiram de lá pra cá e uma nova e intensa onda de frio já está prevista para os próximos dias. O modelo europeu ECMWF está projetando temperaturas mínimas de 10°C abaixo de zero em províncias da Argentina, mas será que esse frio todo pode atingir o Brasil?

Com o avanço de uma nova onda de frio, temperaturas extremamente baixas são esperadas nos próximos dias em áreas mais ao sul da América Sul. Países como Chile e Argentina já estão gelados, o que esperar então para o Brasil?

A previsão é de neve nos países mais frios nesses próximos dias, já que uma frente fria vai passar provocando chuva junto com a presença das baixas temperaturas. Essa frente fria é a mesma que vai passar pelo Rio Grande do Sul no final da semana, e depois dela, o frio intensa chegará também.

Frio intenso nesta semana

Devido ao avanço dessa intensa frente fria no decorrer dos próximos dias, uma forte onda de frio virá em seguida de maneira abrangente, derrubando as temperaturas de forma acentuada por onde passar.

Ao observarmos a anomalia de temperatura, é notória a evolução dessa intensa onda de frio e o avanço da massa de ar que vai derrubando as temperaturas dia após dia entre Chile, Argentina, Uruguai, até chegar ao Sul do Brasil.

tmin
Temperaturas de -10°C são esperadas na Argentina nesta semana. O frio intenso pode chegar ao Sul do Brasil no fim de semana.

Nota-se nos mapas acima que na manhã desta quarta-feira (3) são esperadas mínimas de -10°C na Argentina, um cenário muito parecido com a manhã da quinta-feira (4).

Depois disso, parece que o frio perde força com temperaturas mínimas em torno de -2°C, mas o que parece ser um frio perdendo intensidade é apenas o desvio da onda de frio para Uruguai e o Sul do Brasil.

rs
Frio mais intenso chega ao Rio Grande do Sul na madrugada de sábado (6) com mínimas abaixo de 0°C.

Segundo as simulações mais recentes, o frio mais intenso deve atingir o Sul do Brasil no próximo fim de semana, com destaque para a madrugada e manhã de sábado (6).

O frio mais intenso claro atingirá o sul gaúcho, onde cidades da campanha gaúcha podem registrar temperaturas mínimas na casa de -2°C com sensação térmica ainda menor, ou seja, o frio será muito intenso e com alto potencial para ocorrência de geadas fortes.

Com a aproximação da intensa onda de frio que está atuando entre o Chile e a Argentina, as temperaturas podem ficar abaixo de 0 grau no fim de semana também no Sul do Brasil.

Apesar do frio mais intenso esperado em Bagé e cidades ao redor, toda a metade sul gaúcha fica sob efeito do intenso frio e da possibilidade de geadas, diferente da serra gaúcha e da serra catarinense, que apesar de também amanhecerem bem frias no sábado, ainda terão chuva pela manhã, o que abre margens quem sabe para um evento de chuva congelada.

A partir de domingo (7) o frio vai perdendo força aos poucos, mas ainda podem ser registradas temperaturas muito baixas, porém não negativas. Apesar dos termômetros acima de 0°C ainda não podemos descartar a possibilidade para mais geadas. Aliás, na manhã de domingo também existe possibilidade de chuva congelada entre a serra gaúcha e a serra de Santa Catarina.