Novembro termina com alertas de chuvas intensas e de tempestades nas regiões Sul e Sudeste
O mês de novembro vai finalizar com muitas instabilidades ocorrendo sobre as regiões Sul e Sudeste do país, as quais intensificam as condições para chuvas intensas e temporais. Acompanhe os detalhes.
A passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil a partir da noite e madrugada desta quarta-feira (27) deve trazer instabilidades para os três estados da região na quinta-feira (28), e conforme o sistema avança para norte, deve provocar chuvas também na região Sudeste até o final de semana. Essas instabilidades provocam chuvas intensas, e acompanhadas por tempestades mais localizadas.
Acompanhe abaixo mais detalhes de como fica o tempo no Sul e no Sudeste nos próximos dias.
Previsão e alertas para a Região Sul
Na manhã da quinta-feira (28), as instabilidades ganham força, intensificando as condições de chuva e risco de tempestades. São esperadas chuvas fortes, que podem vir acompanhadas por tempestades mais localizadas, no oeste, no norte, no nordeste e em áreas centrais do Rio Grande do Sul, no Grande Oeste de Santa Catarina e no sul do Paraná.
Esses temporais devem ocorrer de forma mais isolada e significam um risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos e destelhamentos.
À tarde, ainda ocorrem chuvas intensas nos três estados do Sul, especialmente em Santa Catarina e no Paraná, onde há riscos para tempestades no leste catarinense, na região de Itajaí, e em quase todo o Paraná, incluindo a região Metropolitana de Curitiba. À noite, as chuvas intensas se concentram no oeste e no centro do Rio Grande do Sul, e deve chover fraco na faixa leste de Santa Catarina.
Na sexta-feira (29) de manhã, chuvas fortes acompanhadas por tempestades retornam ao sul, leste, centro e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre, como também para o oeste paranaense e sul catarinense.
No período da tarde, ainda é alto o risco de chuvas fortes e tempestades no nordeste gaúcho, no sudeste e leste catarinenses e no leste do Paraná. Durante a noite, o potencial de chuvas reduz bastante no Sul, sendo registradas chuvas moderadas em localidades do centro-norte do Paraná.
Previsão e alertas para a Região Sudeste
No Sudeste do país, as instabilidades chegam a partir do início da tarde de quinta-feira (28) pelo sul do estado de São Paulo.
Ao longo do dia, essas instabilidades se deslocam pelo estado paulista e deve chover forte com possibilidade de tempestades localizadas no meio-oeste, no sul e no leste de São Paulo, incluindo a capital paulista.
Nos demais estados da Região Sudeste, não são esperadas chuvas significativas ao longo da quinta-feira (28).
Contudo, na sexta-feira (29), as chuvas fortes retornam no início da tarde, com chances de tempestades em todo o estado de São Paulo e no sul de Minas Gerais, na região do Triângulo Mineiro ao longo do dia.
Durante a noite, as instabilidades devem ficar restritas no sul mineiro, próximo à divisa com o estado do Rio de Janeiro.
Final de semana com redução das chuvas
No sábado (30), as chuvas reduzem e as condições serão de tempo mais firme em grande parte da Região Sul, com exceção do Paraná e do leste catarinense, onde devem ocorrer chuvas fracas e isoladas ao longo do dia. Contudo, ainda devem ocorrer instabilidades em São Paulo, no Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais a partir da tarde.
No domingo (31), são esperadas chuvas fracas e pontuais a partir da tarde no norte gaúcho e paulista, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Já à noite, as condições começam a mudar no sul gaúcho, com o retorno de fortes instabilidades.