Novo evento de frio e chuva nesta semana! Saiba o que esperar!
Frente fria avança já neste início de semana pela Região Sul precedendo à incursão de uma nova massa de ar polar. Confira aqui as últimas atualizações sobre a chuva e a intensidade do frio.
Mudança do tempo à vista! Após dias de tempo seco e aumento da amplitude térmica em praticamente todo o país, uma frente fria e uma massa de ar polar provocam mudanças em parte do Centro-Sul nesta semana.
A seguir confira a distribuição e o volume de precipitação previstos, bem como a amplitude de avanço e a intensidade da massa de ar polar.
Alertas, volume e distribuição da precipitação
Já na manhã desta segunda-feira (09), uma região de cavado contribui para a formação de instabilidades no Uruguai, com risco para tempestades que podem ocorrer nas regiões de fronteira com o Rio Grande do Sul.
A partir da tarde, o cavado se intensifica dando origem a uma baixa pressão no sul gaúcho, intensificando as chuvas na região, na Campanha e no oeste, com pancadas podendo ocorrer também na região Central.
Nas horas seguintes o sistema evolui para um ciclone extratropical com um frente fria associada avançando pelo território gaúcho provocando mais aumento da nebulosidade do que chuva. No entanto, não está descartada a ocorrência de tempestades pontuais. Na região metropolitana de Porto Alegre, a previsão é de pancadas no período da noite e chuva mais abrangente, de fraca a moderada intensidade, na madrugada e início da manhã, quando o sistema frontal atua sobre o norte e nordeste do estado.
Na manhã de terça-feira, como a frente fria não consegue avançar muito, o tempo fica chuvoso no norte do estado, com chuvas ocorrendo com fraca a moderada intensidade. A partir do fim da manhã, o sistema passa a avançar e provoca chuvas no sul e oeste de Santa Catarina.
Por volta do fim do dia e início da noite, passa a chover em todo o meio-oeste e sul de Santa Catarina e na região de Florianópolis, com chuva chegando ao norte do estado somente na madrugada. Não há potencial para tempestades.
Na quarta-feira (11), a frente fria já se encontra mais afastada, mas mesmo assim influencia o tempo na Região Sul e em parte do Sudeste. Pela manhã, previsão de tempo nublado e com chuva fraca no leste e norte de Santa Catarina, sul e leste do Paraná e na faixa leste de São Paulo até a capital paulista, onde a chuva ocorre de forma mais isolada. No noroeste do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, bastante nebulosidade e chuvas isoladas.
No restante do dia, o tempo segue instável nas mesmas áreas, com chuva fraca alternando com períodos de melhoria. O destaque fica para o aumento da abrangência da precipitação na região metropolitana de São Paulo e no litoral paulista. No Rio de Janeiro, o tempo começa a mudar no fim do dia, com chuva fraca no decorrer da noite.
Avança do ar polar e queda das temperaturas
Nesta segunda-feira (09), a massa de ar polar se mantém confinada por boa parte do dia sobre o Uruguai e a Argentina. Com sensação de calor ao longo do dia no interior da Região Sul. A incursão do ar polar se dá a partir do fim da tarde, com mínimas do dia ocorrendo de noite no Sul, Campanha, Oeste e região Central do Rio Grande do Sul.
Com o avanço da massa de ar polar, o mesmo comportamento das temperaturas se observa na terça-feira (10), com mínimas sendo registradas somente de noite. Assim, a expectativa é de um dia frio em todo o território gaúcho, onde as máximas não passam de 15°C e 16°C. As mínimas ficam por volta dos 10°C, com menores valores chegando em 7°C.
Nos próximos dias, a massa de ar polar não consegue avançar muito, ficando mais restrita a Região Sul, ao centro-leste de São Paulo, ao extremo sul de Minas Gerais e ao Rio de Janeiro. O dia mais frio para a Região Sul está previsto para a quinta-feira (12), quando as mínimas ficam abaixo de 4°C em boa parte do Rio Grande do Sul, com potencial para geada até o oeste catarinense.
No Sudeste, mesmo com o deslocamento da massa de ar polar para o oceano, os ventos mais frios de sul e sudeste chegam ao centro-leste paulista, ao sul mineiro e ao território fluminense, condição esta mais efetiva por volta da quinta-feira (12) e da sexta-feira (13). Mínima de 13°C em São Paulo, de 18° no Rio de Janeiro e em torno de 10°C no extremo sul de Minas Gerais.