Novos alertas de chuvas intensas e tempestades na Região Sul
Nos próximos dias instabilidades voltam a provocar chuvas na Região Sul com risco de tempestades que podem vir acompanhadas de granizo. Há alertas para os três estados da Região.
Após uma terça-feira chuvosa no Rio Grande do Sul e de tempestades pontuais em Santa Catarina e no Paraná, o tempo se mantém instável nesta quarta-feira (29), mas com chuvas mais isoladas pela manhã no estado de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná. No período da tarde, há risco de tempestades no norte e leste catarinenses e no centro-leste paranaense. No Rio Grande do Sul o tempo fica mais firme e pancadas ocorrem somente no extremo norte e nordeste do estado.
Em relação às temperaturas, com a incursão de massa de ar frio durante a última madrugada, a sensação fica mais amena no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná, o calor predomina.
Chuvas volumosas e tempestade voltam a ocorrer no RS e em SC
Durante a madrugada de quinta-feira (30), uma região de cavado contribui para a formação de instabilidades que provocam pancadas no oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no extremo oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.
No decorrer da manhã, as instabilidades se espalham para o leste e ganham intensidade, proporcionando alertas de tempestades para o oeste, região central, norte e noroeste do Rio Grande do Sul, meio-oeste de Santa Catarina, sul e leste do Paraná.
A partir de meados da tarde, as chuvas ganham intensidade e abrangência, passando a ocorrer de forma volumosa em praticamente todo o território gaúcho e catarinense. Há potencial para eventos acompanhados de granizo. Em Porto Alegre e em Florianópolis, passa a chover por volta do fim do dia se estendendo ao longo da noite.
As chuvas durante a noite e madrugada continuam com forte intensidade e se concentram no leste gaúcho e em todas as regiões catarinenses. Os volumes em 24 horas podem passar dos 70 mm.
As tempestades chegam ao PR
Na madrugada de sexta-feira (01), as tempestades já podem atingir o sudoeste do Paraná, mas é no decorrer da manhã, que a frente fria formada avança e provoca pancadas em todo o território paranaense. Há alerta de tempestades locais e eventual ocorrência de granizo.
Entre o fim da manhã e o início da tarde, é o período quando as chuvas ocorrem de forma mais intensa. No decorrer da tarde, as instabilidades ficam mais desorganizadas e se espalham também pelos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. O risco de tempestades continuam, principalmente no oeste e sudoeste do paranaenses.
No restante do dia, o tempo fica mais firme, mas ainda há previsão de chuva de fraca à moderada intensidade no oeste, sudoeste e noroeste do Paraná.