Frio intenso já chegou e pode nevar em localidades pouco comuns!
Na última terça-feira (27) a intensa massa de ar polar passou a atuar no Sul do país, dando início à onda de frio mais intensa deste ano até o momento. Confira aqui as últimas atualizações da previsão de temperatura e de neve.
No último dia 27 a poderosa massa de ar polar passou a atuar sobre boa parte da Região Sul influenciando o tempo até o oeste e leste do Paraná a partir do fim da tarde. As temperaturas no início da noite já estavam em torno dos 2°C na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e dos 4°C na região de planalto dos três estados do Sul.
Nesta madrugada temperaturas negativas já se espalharam pela Região Sul e o ar frio já conseguiu chegar até a Região Norte.
A previsão é de que esta poderosa massa de ar polar avance nos próximos dias, derrubando as temperaturas em todo o Centro-Sul e chegando até o Nordeste.
A seguir confira o avanço da massa de ar polar e a previsão das mínimas em todo o país, bem como a previsão de neve, com chance de ocorrer em localidades onde o fenômeno é pouco comum.
Intensidade e avanço do ar polar
A poderosa massa de ar polar se espalha nos próximos dias por todo o Centro-Sul, com ar frio chegando até o oeste do estado do Amazonas e mais para o fim de semana no sul da Bahia.
A partir desta quarta-feira (28) temperaturas negativas são registradas e a condição se espalha por boa parte da Região Sul nos dias seguintes atingindo a maior intensidade na sexta-feira (30), quando mínimas de até -11°C podem ocorrer na Serra Catarinense e de 0°C no litoral na porção litorânea do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O frio intenso também atinge o Sudeste com mínimas negativas no sul de Minas Gerais e na região da Serra da Mantiqueira e entre 0°C e 4°C em boa parte do estado de São Paulo. Na capital paulista, a mínima pode chegar aos 5°C, mas em alguns pontos, em 3°C.
Quantidade e distribuição de neve
Nesta quarta-feira (28), por volta do meio da tarde, a combinação do ar frio e da formação de um cavado favorece a ocorrência de neve e chuva congelada na Campanha e Sul gaúchos, principalmente entre Bagé, Canguçu e Pelotas, lugares não muito comuns de se registrar neve.
Já por volta do fim da tarde, as precipitações invernais ocorrem nas regiões serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, nos Campos de Cima da Serra e na porção mais ao sul do planalto catarinense. Há a possibilidade mais remota durante a noite no norte gaúcho entre Passo Fundo e Erechim. A precipitação invernal atinge o seu pico de intensidade entre as 20:00 e 00:00.
Entrando na madrugada da quinta-feira (29) a chance de neve ou chuva congelada diminui bastante, mas ainda pode ocorrer na Serra Catarinense até o início da manhã. O acumulado de neve pode ser o mais expressivo na última década, podendo a chegar aos 5 cm segundo o modelo ECMWF.