O clima de maio no Brasil: o frio ainda vai ter muita dificuldade para chegar!
Maio deverá ser um mês mais quente que o normal e também mais seco em grande parte do Brasil! Com exceção dos extremos norte e sul do Brasil, a combinação de calor e seca será predominante!
O mês de Abril já está quase terminando, com a promessa de uma nova onda de calor em grande parte do Centro-Sul do Brasil que poderá durar até os primeiros dias de Maio. Isso nos faz pensar, será que o mês de Maio, o último mês do trimestre de outono no Brasil, continuará excepcionalmente quente no Brasil? E como ficarão as chuvas?
Climatologicamente maio é um mês de temperaturas bem mais amenas, por já apresentar características de inverno, com menor radiação incidente nas latitudes mais ao sul do Brasil e maior frequência e intensidade de massas de ar frio. Em relação às chuvas, geralmente os maiores acumulados ficam concentrados no extremo norte do país, entre os estados de Roraima, Amapá, extremo norte do Amazonas e Pará.
Acumulados mais significativos de chuva também podem ocorrer no litoral norte e leste do Nordeste e nos estados da região Sul. Enquanto as regiões Sudeste, Centro-Oeste e interior do Nordeste registram acumulados muito baixos de chuva, já característicos do período seco. Mas essas são as condições climatológicas esperadas para o mês, será que maio deste ano se comportará dessa maneira?
Quais são os grandes padrões climáticos atuando no momento?
O El Niño - fase positiva do padrão El Niño Oscilação Sul (ENOS) - segue ativo no Pacífico Tropical, apesar de bem menos intenso e já caminhando para o seu fim. Na porção mais a leste do Pacífico Tropical, bem próximo a costa da América do Sul, já começamos a observar águas mais frias que o normal em superfície.
Os modelos climáticos apontam que esse resfriamento das águas superficiais do Pacífico se intensifique durante o mês de maio, mas isso ainda não quer dizer que a La Niña já se formará em maio. O que teremos é uma mistura dessas águas mais quentes e mais frias, que configurarão uma fase neutra do ENOS.
De qualquer forma, o grande modulador do clima do Brasil continua sendo o Oceano Atlântico tropical, que tem estado muito mais quente que o normal e os modelos apontam a continuidade desse calor anômalo em maio. Essas altas temperaturas do Atlântico tropical tem servido como combustível para a convecção da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que nessa época provoca muitas chuvas no Norte e Nordeste do Brasil.
Tendência de temperaturas e chuvas para maio no Brasil
De acordo com as projeções mais recentes dos modelos, o mês de maio será mais seco que o normal em grande parte do Brasil, com previsão de chuvas abaixo da média no norte da região Sul, grande parte do Sudeste, Centro-Oeste e sul da região Norte.
Somente o extremo sul do país, principalmente o estado do Rio Grande do Sul, e o litoral do Nordeste e do Norte deverão ter chuvas acima da média. Este padrão espacial pode indicar que as frentes frias não deverão conseguir avançar muito a norte no país, tendo sua atuação restrita ao Rio Grande do Sul e que as temperaturas mais altas que o normal no Atlântico Tropical manterão a ZCIT bem ativa na costa norte do Brasil.
Em relação às temperaturas, a tendência é que o mês de maio seguirá a tendência que temos observado nos últimos meses, com grande parte do Brasil registrando temperaturas bem acima da média, com destaque para as maiores anomalias no Brasil central. Entre o sul da região Centro-Oeste e oeste da região Sudeste, as temperaturas poderão ficar mais de 2°C acima da média, de acordo com as previsões!
Parte dessas anomalias positivas de temperatura podem estar associadas a onda de calor que se estabelece no Brasil central e deverá se intensificar e persistir nos primeiros dias de maio. Porém, tudo indica que mesmo após essa onda de calor, as temperaturas continuarão mais altas que o normal em quase todo o Brasil!