O clima na primeira quinzena de fevereiro: qual a nova tendência para o Carnaval?
O mês de fevereiro é marcado pelo Carnaval no Brasil e muita gente já aguarda a condição do tempo para se programar. Bloquinhos, praia ou casa, o que é mais indicado?
No Brasil, um dos momentos mais aguardados logo no comecinho do ano é o Carnaval, seja pelos foliões que se programam para os desfiles dos blocos e escolas de samba, seja para quem busca apenas uma folguinha prolongada para viajar ou descansar. Independente de qual grupo você se encaixa, uma coisa é certa, acompanhar a previsão do tempo é fundamental.
O mês de fevereiro faz parte do verão meteorológico no Hemisférico Sul, o que já compromete um pouco uma festa que é feita geralmente ao ar livre, pois as famosas chuvas de verão podem acontecer a qualquer dia e a qualquer momento, porém, é claro que existem tendências e monitoramentos realizados para que os foliões curtam sem grandes preocupações.
Em fevereiro ainda haverá influência do El Niño, mesmo que o fenômeno esteja perdendo cada vez mais intensidade e caminhando rumo a uma neutralidade nos próximos meses, o que abre brechas para alterações climáticas e mudanças no padrão de chuvas, ou seja, gera uma certa irregularidade com o passar das semanas.
Tendência da primeira quinzena e janela do carnaval
O mês de fevereiro já vai começar nos próximos dias e um certo padrão de ZCAS ainda tem persistido, mesmo que com menor intensidade. A Zona de Convergência do Atlântico Sul segue alimentada por uma frente fria em alto mar, o que mantém o corredor de umidade gerando chuvas ainda mais concentradas no centro-norte brasileiro.
No decorrer dos próximos dias, marcando principalmente o comecinho de fevereiro, a tendência é de chuvas concentradas no centro-norte, onde existe uma anomalia positiva de precipitação desde o Espírito Santo até o Amazonas. Mas isso tende a mudar no intervalo de 5 a 12 de fevereiro, em que a tendências é de chuvas mais organizadas novamente sobre áreas mais ao sul do Brasil, com previsão de chuvas mais significativas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
No período entre 12 e 19 de fevereiro, a tendência é de chuvas avançando mais pelo centro-sul do país, ou seja, ao que tudo indica, a janela de carnaval será marcada pela passagem de uma frente fria bastante organizada e continental, com capacidade de gerar umidade desde a região Sul até o Norte brasileiro.
Vale ressaltar que em cima deste cenário atual, a projeção é de que o final de semana que antecede o carnaval, de 9 a 10 de fevereiro, seja marcado por chuvas mais concentradas nos estados do Sul, tanto no interior como nas áreas costeiras, e os dias mais marcantes do carnaval, entre 12 e 13 de fevereiro, contarão com chuvas também no Sudeste e no Centro-Oeste.
Os detalhes e alertas para o carnaval mais frequentado do Brasil
Como mencionado anteriormente, existem tendências de mudanças de padrão durante esta primeira quinzena de fevereiro, o que deve mexer com a programação de muitos foliões. Veja agora com maiores detalhes quais são os alertas para as regiões com previsão de chuva durante a folia de carnaval de 2024.
Entre os desfiles das escolas de samba, os mais frequentados são os de São Paulo e do Rio de Janeiro, que dividem a programação em mais de um final de semana. Em São Paulo, por exemplo, já tem desfile agendado para o sábado (03) e a tendência é de chuvas sobre a faixa leste paulista. A boa notícia é que a frente fria está prevista para passar na sexta-feira (02), dia com maior chuva e potencial para transtornos, mas as escolas já precisam se preparar com relação ao transporte dos carros alegóricos.
Depois vem o desfile das escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo no sábado (10) que pode ocorrer com um tempo bastante parecido ou pior comparado com o final de semana anterior. A tendência é de avanço de um sistema frontal mais organizado no decorrer da próxima semana, ao qual pode organizar chuvas mais expressivas até o final da semana, ou seja, no sábado a chance de chuva é grande em São Paulo, o que pode atrapalhar os bloquinhos durante o dia e também o desfile a noite.
No domingo (11), no entanto, o tempo deve melhorar em São Paulo, onde a condição de chuva passa a ser menor com o afastamento da frente fria, não há previsão de chuvas intensas e também não há condição para temperaturas muito elevadas, o que será favorável para aproveitar os blocos de rua que se espalham por muitas cidades, inclusive pela capital.
Para o desfile das 12 escolas de samba do Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 13 de fevereiro, existe uma tendência de condições do tempo melhores, pois a frente fria já terá se afastado totalmente para o oceano, e além disso, com a chegada de outro sistema no Sul do Brasil, a umidade ficará mais concentrada por lá, deixando o Rio com menor condição de chuva.
Ainda é cedo para cravar a hora exata e a intensidade das chuvas para os dias do carnaval, mas o cenário é de atenção devido ao avanço de duas frentes frias, que vão gerar mudanças bruscas no tempo especialmente nas regiões Sul e Sudeste, além de partes do Centro-Oeste. É importante ressaltar a importância de acompanhamento das previsões diárias durante o carnaval para evitar transtornos e até mesmo perigos.