Como será o clima no verão de 2025

O verão no Brasil será marcado por temperaturas acima da média em todo o território, com calor intenso ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março. Já as chuvas podem variar dependendo da região.

O clima no verão de 2025
Previsões indicam muito calor e temperaturas acima da média no Brasil ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março. Algumas regiões podem ainda registrar chuvas acima da média.

Com o ano de 2024 ficando para trás e o ano de 2025 se iniciando - assim como o verão, que acabou de começar oficialmente no dia 21 de dezembro - muitas pessoas estão se perguntando quais são as tendências climáticas para os meses de Janeiro, Fevereiro e Março de 2025. Será que vai chover? Será que vai fazer calor?

É possível ter uma noção geral do que esperar ao longo do verão observando as previsões climáticas do modelo europeu ECMWF, o modelo de confiança da Meteored.

Temperaturas se mantém acima da média no Brasil

Tudo indica que este verão será bastante quente no país. As previsões mostram uma tendência clara de que praticamente todo o território brasileiro permanecerá com temperaturas acima da média, sem nenhuma região registrando temperaturas médias mais baixas.

Previsão de anomalias de temperatura do ECMWF para o trimestre Janeiro - Fevereiro - Março.
Previsão de anomalias de temperatura do ECMWF para o trimestre Janeiro - Fevereiro - Março.

Claro, podem haver variações pontuais. Durante algumas semanas no meio do caminho, as temperaturas podem cair, como resultado de uma frente fria intensa ou um período nublado e chuvoso, por exemplo.

Vale lembrar que estamos observando uma tendência de longo prazo, que compreende todo o período do verão - incluindo os meses de Janeiro, Fevereiro e Março, e não uma previsão pontual de curto prazo.

Ainda assim, essa previsão sinaliza que, ao longo dos próximos três meses, as temperaturas médias serão superiores à normal climática dos últimos 30 anos. Ou, em outras palavras, que mesmo com períodos de variação, o calor será mais intenso que o normal no Brasil.

Chuvas podem variar entre o Norte e o Sul do Brasil

Já as tendências climáticas de chuva podem variar bastante ao longo do território Brasileiro. é possível perceber duas tendências principais nos mapas de previsão do ECMWF:

Previsão de anomalias de precipitação do ECMWF para o trimestre Janeiro - Fevereiro - Março.
Previsão de anomalias de precipitação do ECMWF para o trimestre Janeiro - Fevereiro - Março.

A primeira é de que os acumulados de chuva permaneçam abaixo da média na região Sul. Isso sinaliza a possibilidade de que ciclones e frentes frias se formem com menor frequência, trazendo menos chuvas para a região, especialmente no Rio Grande do Sul.

Essa previsão é corroborada por uma leve tendência de que a anomalia de pressão atmosférica permaneça acima da média na altura da região Sul, o que está associado a anticiclones e tempo seco. Por isso, não se descarta a possibilidade de formação de bloqueios e estiagens leves na região.

No litoral leste da região Nordeste, também existe uma tendência de que as chuvas permaneçam abaixo da média, o que sinaliza uma tendência de tempo ensolarado e seco, com acumulados totais mais baixos.

Previsão de anomalias de pressão atmosférica do ECMWF para o trimestre Janeiro - Fevereiro - Março.
Previsão de anomalias de pressão atmosférica do ECMWF para o trimestre Janeiro - Fevereiro - Março.

A segunda tendência é de que o tempo permaneça bastante chuvoso no litoral norte do país, em toda a região Norte e também no litoral da região Sudeste. Isso sugere a possibilidade de que alguns sistemas meteorológicos atuarão de maneira bastante frequente ao longo dos próximos meses:

  1. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atuará de maneira mais intensa no Atlântico Equatorial e ajudará a formar chuvas frequentes no litoral norte;
  2. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) também será um sistema predominante ao longo do verão, causando chuvas intensas desde a região Norte até a região Sudeste, passando pela região Centro-Oeste.

Assim como no caso da previsão de temperatura, no entanto, vale lembrar que estamos observando tendências médias de longo prazo. Por isso, não se exclui a possibilidade de que, pontualmente, essa situação possa variar durante alguns dias ou semanas do verão.

Por isso, é importante acompanhar e se manter atualizado sobre as previsões do tempo no seu município. Para não ser pego de surpresa, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localidade disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com