O fim de semana no Sudeste do Brasil: predomínio de tempo firme em boa parte, mas com risco de chuva no leste da Região
O tempo permanece firme e seco na maior parte do Sudeste, mas há possibilidade de chuvas fracas na região litorânea e também em municípios próximos ao Paraná
Após o avanço de uma frente fria no início desta semana, a onda de calor que vinha assolando a região Sudeste finalmente foi rompida. O sistema frontal, associado a um cavado no continente, conseguiu enfraquecer e deslocar o padrão de bloqueio atmosférico que persistia na região.
Com isso, essa frente finalmente conseguiu trazer o tão esperado alívio para o calor e a baixa umidade do ar. Boa parte dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro registraram já na terça-feira (14) uma queda das temperaturas, grande aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas fracas que persistiram também durante a quarta-feira (15).
Nos últimos dias, a alta nebulosidade persistiu sobre os Estados paulista e carioca, causando apenas garoa e chuvas fracas. Acumulados um pouco mais significativos foram registrados apenas no extremo sul de São Paulo, em municípios próximos do litoral do Paraná. Em Iguape, por exemplo, choveu 40,4 mm durante esta quarta-feira (15).
Tempo permanece firme, ensolarado e seco no Sudeste, mas chuva atinge alguns municípios
Nesta quinta-feira, ainda pode haver chuvas fracas no extremo sul de São Paulo e também no Espírito Santo, mas nas demais regiões a nebulosidade vai se dissipando e o tempo permanece predominantemente ensolarado e seco.
As previsões indicam que o tempo permanecerá bastante estável durante a sexta-feira (17), o sábado (18) e o domingo (19). Com o sol da tarde, as temperaturas máximas voltam a aumentar em algumas regiões, variando entre 27°C no interior de Minas Gerais até 34°C no interior de São Paulo.
Enquanto isso, as mínimas durante a madrugada chegam a 15°C. A única exceção é a região do Vale do Paraíba, onde as temperaturas podem chegar a valores abaixo dos 10°C em pontos isolados, porém sem previsão de geadas.
Para praticamente todos os municípios do Sudeste, o tempo permanecerá seco, sem ocorrência de chuva. A exceção são os municípios mais próximos do litoral de São Paulo e da divisa com o Paraná, onde podem ocorrer chuvas fracas a moderadas, com no máximo 30 mm durante o fim de semana; e no Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde chuvas fracas e garoa podem ocasionar acumulados de até 5 mm.
Durante a semana seguinte, a situação permanece similar em praticamente todo o Sudeste, com tempo firme e baixos acumulados de chuva, além de temperaturas que se mantém em patamares estáveis. A situação já sinaliza o início do clima seco e estável de inverno no qual estamos adentrando.