O fim de semana com chuvas concentradas no centro-norte do Brasil, mas o padrão logo vai mudar com outra frente fria!
A frente fria que avançou pelo centro-sul nos últimos dias deve manter a chuva organizada durante o fim de semana no centro-norte devido a formação de um canal de umidade.
Os últimos dias foram marcados pelo avanço de uma frente fria pelo centro-sul do país que se formou a partir de um ciclone extratropical bastante afastado no oceano Atlântico. O sistema já perdeu força no Sul, no Sudeste e partes do Centro-Oeste e agora deve garantir as chuvas organizadas pelo centro-norte no fim de semana.
A expectativa é que através de um corredor de umidade associado a frente fria no oceano, chuvas permaneçam nos próximos dias com pancadas espalhadas desde o norte de Mato Grosso do Sul até a metade norte brasileira.
Vale ressaltar que as chuvas já perderam intensidade em partes do centro-sul do país neste finalzinho da semana, então durante o sábado (20) e o domingo (21) deve chover bem pouco em partes do Sudeste e do Centro-Oeste que permanecem com tempo instável. São esperadas chuvas isoladas, mal distribuídas e com baixo volume.
Quando o padrão de chuvas vai mudar?
No decorrer do final de semana, a expectativa ainda é de atuação da frente fria, mesmo que bem afastada em alto mar junto com seu ciclone extratropical, porém, ainda assim, são esperadas algumas pancadas de chuva junto com a grande variação de nebulosidade em partes do Sudeste e do Centro-Oeste.
Essas chuvas rápidas devem durar apenas até o domingo (21), visto que inclusive o maior destaque será o retorno do tempo firme e a sensação de frio em algumas partes do centro-sul devido ao avanço de uma massa de ar seco e frio na retaguarda do sistema frontal. Em regiões serranas no Rio de Janeiro por exemplo, são esperadas mínimas em torno de 4°C.
Apesar disso, vale ressaltar ainda que os maiores acumulados de chuva para este final de semana estão previstos para a metade norte brasileira, volumes que podem beirar e até ultrapassar a casa dos 90 milímetros, desde o oeste do Amazonas até o litoral do Ceará sob efeito da ZCIT.
Com a formação de uma nova frente fria a partir de duas áreas de baixa pressão atmosférica, a expectativa é de retorno das chuvas já nas primeiras horas da segunda-feira (22) começando por cidades do Rio Grande do Sul mais próximas à fronteira com o Uruguai.
As pancadas de chuva tendem a se espalhar principalmente pelo Rio Grande do Sul, tomando conta do estado até a quarta-feira (24), em que são esperados altos volumes de precipitação, em especial sobre a metade norte gaúcha com volumes de quase 200 milímetros, isso sem falar do risco de temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo, não se descartando o potencial para transtornos.