O frio está chegando! Intensa massa de ar frio ganha força na previsão de abril sobre o Centro-Sul do Brasil!
A segunda massa de ar frio aguardada para a terceira semana de Abril agora aparece mais intensa nas previsões! Isso porque o modelo ECMWF passou a prever anomalias negativas mais intensas de temperatura.
Com o início do outono a expectativa para a chegada das primeiras massas de ar frio mais intensas é alta, principalmente para o Centro-Sul do Brasil, que vem vivenciando dias de temperaturas bem acima do normal ao longo dessa semana.
Conforme mencionamos em artigos anteriores, nós da Meteored Brasil seguimos atentos e acompanhando de perto cada atualização dos modelos de previsão a respeito da chegada de duas massas de ar frio mais intensas que chegarão ao Centro-Sul do Brasil nas próximas semanas de Abril. A primeira chegará nesse final de semana, com sua frente fria já atuando sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (04), provocando chuvas e tempestades, conforme observamos pelas imagens de satélite.
Essa primeira massa de ar frio não será tão intensa e duradoura, mas conseguirá diminuir as temperaturas sobre principalmente os estados da região Sul e também no leste da região Sudeste no final de semana, diminuindo as temperaturas máximas que agora estão na casa dos 30°C e ficarão mais próximas dos 25°C no sábado (06) e domingo (07).
Porém, a expectativa é maior para a chegada da segunda massa de ar frio que deverá chegar ao Brasil na terceira semana de Abril, entre os dias 15 e 22 de Abril. Essa massa de ar frio será mais intensa, duradoura e abrangente, podendo até mesmo chegar em partes do Centro- Norte do Brasil, provocando o primeiro evento de friagem do ano! Segundo as novas atualizações dos modelos, essa massa de ar frio poderá ser ainda mais intensa do que estava previsto antes, vamos conferir as atualizações das previsões!
Previsão de frio aumenta para a terceira semana de Abril
No início desta semana noticiamos que o modelo de confiança da Meteored, o modelo ECMWF, estava prevendo anomalias negativas de temperatura em partes do Centro-Sul na semana dos dias 15 a 22 de Abril. Na atualização da previsão de anomalia sazonal de ontem, o sinal mudou, mostrando uma intensificação do frio sobre o Centro-Sul do Brasil.
Antes o modelo colocava anomalias de temperatura da ordem de 1°C em partes dos estados de Santa Catarina, Paraná, leste de São Paulo, Rio de Janeiro e uma pequena porção do Mato Grosso do Sul. Agora o modelo prevê anomalias negativas de temperatura em uma área bem maior no Centro -Sul, abrangendo todos os estados do Sul, todo o estado de São Paulo, partes do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, todo o Mato Grosso do Sul e inclusive o sul de Mato Grosso.
Inclusive é possível notar que essa será uma poderosa massa de ar continental, com as anomalias negativas mais intensas, de -1 a -2°C, sendo previstas para o oeste dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Esse tipo de massa de ar frio tem potencial para avançar pelo interior do continente sul-americano atingindo latitudes mais tropicais, como o oeste da região Norte do Brasil, provocando uma abrupta mudança no tempo e queda das temperaturas, fenômeno conhecido na região como friagem.
Aumenta a probabilidade de ocorrência de geada no Centro-Sul
Ainda não é possível inferir os valores exatos de temperaturas diárias previstas para essa terceira semana de Abril com o modelo ECMWF, pois seu horizonte de previsão de tempo é mais curto, só fornecendo uma perspectiva semanal de anomalias. Porém, com o modelo norte-americano GFS, que possui um maior horizonte de previsão do tempo, já conseguimos ter uma visão do possível cenário de temperaturas que serão registradas.
De acordo com o modelo GFS, como já havíamos mencionado em artigos anteriores, essa segunda massa de ar frio trará um potencial de geadas para partes do Sul e Sudeste. Nas últimas atualizações, esse potencial se mostra ainda maior com uma ampla área entre os estados do Sul com temperaturas previstas abaixo dos 10°C na noite entre os dias 15 e 16 de Abril, com regiões podendo registrar temperaturas próximas de 0°C, como é o caso das Serras Gaúcha e Catarinense.
Inclusive o modelo GFS também mostra um potencial para geadas nessa mesma noite para a Serra da Mantiqueira, entre os estados de São Paulo e Minas Gerais! Entretanto, é importante salientarmos que essas previsões, por se tratarem de previsões ainda distantes, podem apresentar incertezas e instabilidades, podendo se alterar nas próximas rodadas desses modelos. Por isso, nós da Meteored Brasil seguiremos atentos e noticiando os principais destaques dessas atualizações.