O risco de intensas tempestades aumenta nos próximos dias no centro-sul
O potencial de chuvas intensas e de tempestades aumenta em parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias. Os acumulados podem passar dos 100 mm no início da semana e há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos.
Na última semana, a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) sobre o centro-norte do Brasil e em boa parte do Sudeste, e o estabelecimento de uma onda de calor na Região Sul foram os principais destaques. Além disso, chuvas intensas e tempestades atingiram todas as regiões do Brasil.
Nos próximos dias, o calor continua e com a atuação de baixas pressões e de cavados, as chuvas continuam muito intensas e passam a ocorrer de forma mais abrangente e com elevado potencial de tempo severo. Os acumulados no início da semana podem passar dos 100 mm e trazem risco de alagamentos, inundações e deslizamentos.
Sistemas meteorológicos atuantes
Nos níveis elevados da atmosfera, a Alta da Bolívia se desloca mais para o sul da Bolívia, atuando sobre o Paraguai, centro-norte da Argentina e Chile. Além disso, uma região de cavado contribui para uma atmosfera mais instável em boa parte da Região Sul, no centro-sul do Centro-Oeste e do Sudeste.
Em baixos níveis, um cavado, que é uma área de extensão de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai, sendo ambos uma resposta das condições nos níveis mais elevados da atmosfera, é o principal sistema entre o Sul, Sudeste e o Centro-Oeste.
Alertas e destaques para a segunda-feira
Região Sul
Já durante a madrugada, as chuvas podem ocorrer com até forte intensidade, mas de forma mais localizada no norte e oeste do Paraná e no leste de Santa Catarina, da região de Florianópolis até o sul do estado. Precipitação menos intensa tem possibilidade de atingir o sul do paranaense e o norte catarinense.
No período da manhã, as instabilidades já começam a se espalhar e há previsão de chuva para todo o Paraná, leste e oeste de Santa Catarina e no nordeste do Rio Grande do Sul, com chance de ocorrerem com moderada a forte intensidade no norte e oeste paranaenses, no oeste catarinense e entre o Florianópolis e o litoral norte gaúcho.
No período da tarde, alerta de tempo severo em virtude das chuvas intensas e das tempestades, que podem provocar intensas rajadas de vento e vir acompanhadas de granizo em todo o Paraná, estado de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul.
No período da noite, as chuvas reduzem de intensidade, mas ainda podem ocorrer com moderada intensidade na porção central e norte do Paraná.
Região Sudeste
Na madrugada, o tempo firme predomina em praticamente toda a Região, com chuvas de até forte intensidade ocorrendo no oeste de São Paulo e, fraca e pontual, na porção norte e mais a oeste de Minas Gerais, próximo à divisa com Goiás.
No período da manhã, há o aumento da nebulosidade em toda a Região, mas com pouca possibilidade de chuva, ocorrendo somente de forma mais pontual e de fraca intensidade no centro e oeste de São Paulo. Mais para o fim do período, instabilidades podem provocar chuvas mais intensas no centro-leste paulista e de fraca intensidade e pontual no sul de Minas Gerais.
No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem mais e se espalham deixando alertas de chuvas intensas e de tempestades todo o território paulista, o centro sul de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte, a região do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, e o sul do Rio de Janeiro. Mais para o fim do período, pancadas isoladas podem atingir o restante do território fluminense. As regiões mineiras e paulistas são as com maior potencial de transtornos e que podem registrar os maiores acumulados.
No período da noite, a precipitação perde intensidade, mas ainda ocorre com fraca a moderada intensidade no centro, norte e oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro.
Região Centro-Oeste
Na madrugada, chuvas ocorrem de forma muito pontual, mas com até forte intensidade no norte de Goiás e no centro-sul e leste do Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Campo Grande.
No período da manhã, há maior concentração de nuvens, mas com tempo mais fechado e com ocorrência de chuvas de até forte intensidade no sul do Mato Grosso do Sul e ocorrendo de forma mais pontual entre o norte do Mato Grosso do Sul e o sul do Mato Grosso.
No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem e se espalham por praticamente toda a Região. A precipitação acontece de forma isolada, mas há potencial para pancadas intensas e tempestades. Norte de Goiás e o nordeste do Mato Grosso do Sul são as regiões com menor possibilidade de chuva.
Alertas e destaques para a terça-feira
Região Sul
Na madrugada, as instabilidades voltam a ganhar intensidade e há potencial para tempestades no oeste, noroeste e norte do Paraná. Muita nebulosidade sobre o estado de Santa Catarina e tempo firme no Rio Grande do Sul.
Na manhã, o mesmo padrão da madrugada se observa com chuvas ocorrendo somente norte e oeste do Paraná, com tempo nublado nas demais regiões paranaenses, em boa parte do estado de Santa Catarina, com céu mais limpo na porção leste, e tempo firme no Rio Grande do Sul.
No período da tarde, as instabilidades se desenvolvem e deixam alertas de chuvas intensas e de tempestade, que podem ocorrer com granizo e proporcionar intensas rajadas de vento, em todo o estado do Paraná , no norte e leste de Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina, com previsão de pancadas somente no extremo nordeste, no litoral norte do estado.
No período da noite, há previsão de chuvas com menor intensidade e abrangência, ocorrendo somente no leste de norte de Santa Catarina e do Paraná.
Região Sudeste
Madrugada de tempo firme em boa parte da Região, com chuvas de até moderada intensidade ocorrendo somente nas regiões paulistas próximas às divisas com o Paraná e o Mato Grosso do Sul.
No período da manhã, a nebulosidade aumenta na Região, mas ainda o tempo firme predomina em boa parte. Tempo instável e com previsão de chuvas de até forte intensidade no porção central, oeste e sul de São Paulo.
No período da tarde, novamente com potencial de chuvas intensas e transtornos provocados por tempestades em todo o estado de São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. Nas demais áreas, o tempo firme e ensolarado predomina.
No período da noite, chuvas pontuais que ainda podem ocorrer com moderada a forte intensidade no norte e leste paulista, no sul mineiro e no Triângulo Mineiro.
Região Centro-Oeste
Na madrugada e manhã o destaque fica para o elevado risco de tempo severo no estado Mato Grosso do Sul, principalmente na sua porção centro-sul e oeste. No Norte do Mato Grosso, apenas há potencial para chuva de moderada a forte intensidade ocorrendo de forma pontual.
No período da tarde, as instabilidades se espalham e levam risco de chuvas intensas e de tempestades em todo o Mato Grosso do Sul, no centro-sul e leste do Mato Grosso, no sul de Goiás e nas regiões goianas próximas do Mato Grosso.
No período da noite, chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrem somente na metade sul do Mato Grosso do Sul e, de forma mais isolada, no sul de Goiás.