O tempo começa a mudar amanhã na Região Sul: frente fria avança e atinge todos os estados
Chuvas avançam desde o Rio Grande do Sul até Santa Catarina e Paraná entre quarta e sexta, acompanhadas de ventos fortes e uma queda brusca das temperaturas que pode causar geadas.
Uma frente fria está se formando e deve afetar o tempo na região Sul ao longo dos próximos dias, voltando a formar chuvas e fazendo as temperaturas caírem em todos os Estados após um breve período de tempo firme.
Nesta quarta-feira (04), previsões indicam que o dia já começa com chuvas na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, uma área que tem sido a primeira a sentir os efeitos das frentes frias que avançam pelo Sul do país - e também onde os acumulados tem sido mais volumosos nas últimas semanas.
Ao longo dos próximos dias, os acumulados mais significativos serão, novamente, registrados nessa região. Volumes moderados de até 50 mm serão registrados no Rio Grande do Sul. Além disso, as tempestades trazem consigo risco de descargas elétricas significativas para os municípios dessa região.
Ao longo do dia, essa frente fria se deslocará gradualmente em direção norte, provocando chuvas em todo o estado gaúcho. Durante a noite, as áreas de instabilidade chegam ao oeste de Santa Catarina e do Paraná, formando tempestades também nesses estados.
Entre a quarta-feira (04) e a quinta-feira (05), também ocorrerão rajadas de vento significativas, com velocidades que podem atingir picos de até 70 km/h, causando transtornos como a queda de galhos de árvores e problemas no fornecimento de energia elétrica.
Durante a madrugada de quinta-feira (05), a chuva que atingiu o Rio Grande do Sul começa a se dissipar. No entanto, enquanto a precipitação diminui no Rio Grande do Sul, ela avança para o restante de Santa Catarina, cobrindo boa parte do estado catarinense.
A chuva também alcança o Paraná e, embora fique restrita aos municípios localizados mais ao sul, será capaz de atingir áreas importantes como a região metropolitana de Curitiba, podendo causar pequenos alagamentos nas regiões mais urbanizadas.
À medida que o dia avança, a frente fria continuará se deslocando. Até o final da quinta-feira, a chuva já terá deixado de afetar tanto o Paraná quanto Santa Catarina, movendo-se para outras regiões do país.
Isso significa que, na sexta-feira (06), a previsão já é de tempo seco e ensolarado na região Sul, embora as temperaturas caiam consideravelmente.
Após passagem do sistema frontal, temperaturas despencam na região Sul
Nessa quarta-feira (04), logo após as chuvas, uma massa de ar frio avança pelo Rio Grande do Sul, fazendo as temperaturas caírem ao longo do dia. Na madrugada de quinta-feira (05), as temperaturas mínimas em todo o Rio Grande do Sul estarão abaixo dos 10°C, chegando a valores de até 5°C.
Embora o risco não seja alto, há possibilidade de pequenas geadas pontuais em alguns municípios do estado gaúcho.
Durante a quinta-feira (05) e a sexta-feira (06), a massa de ar frio também avançará por Santa Catarina e Paraná, fazendo as temperaturas caírem nestes Estados.
Especialmente durante a madrugada de sexta-feira (06), há também risco maior de geadas em território gaúcho e na Serra catarinense, e temperaturas mínimas abaixo dos 10°C também serão registradas em Santa Catarina e Paraná.
Para conferir atualizações da previsão e verificar os valores exatos de temperatura, chuva acumulada e rajadas de vento que estão sendo previstos para o seu município, não deixe de conferir a previsão do tempo detalhada disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.