O tempo estável e seco domina grande parte do Brasil. Até quando esse padrão vai continuar?
Os últimos dias tem sido de tempo seco, estável e com grandes variações de temperatura sobre grande parte do Brasil, principalmente no Centro-Sul. Será que essas condições irão continuar ou podemos esperar uma nova virada do tempo?
À medida que nos aproximamos do inverno, as características da estação começam a predominar no Brasil, entre elas estão o frio e o tempo seco! Esse tempo mais estável, quando dura muitos dias, é responsável por uma grande queda da umidade relativa do ar, especialmente nas regiões localizadas mais no interior do Brasil durante o período da tarde.
Além dos baixos valores de umidade relativa, durante esses períodos geralmente registramos também uma grande amplitude térmica diária, ou seja, uma grande diferença entre as temperaturas máxima e mínima do dia. Essa variação ocorre principalmente devido à falta de nuvens, já que as nuvens funcionam como uma espécie de “cobertor” atmosférico, não permitindo que o calor absorvido pela superfície durante o dia escape para o espaço durante a noite.
Essas condições de tempo estável, seco, com baixa umidade relativa e grande amplitude térmica diária tem predominado sobre grande parte do Centro-Sul do Brasil nos últimos dias. Mas será que essas condições irão durar por mais tempo? Vamos conferir na previsão!
Sem grandes mudanças à vista, o tempo seco irá continuar!
Para aqueles que esperam uma grande virada do tempo nos próximos dias, já adiantamos que pouca ou nenhuma mudança deverá ocorrer e o padrão seco vai continuar em grande parte do Centro-Sul Brasil! As grandes exceções do país serão o Norte e o leste do Nordeste, onde as chuvas serão mais volumosas e ocorrerão com maior frequência no início de Junho.
Após a passagem da poderosa frente fria que conseguiu avançar por boa parte do Brasil derrubando as temperaturas e levando chuvas a regiões que não registravam nenhum acumulado há muito tempo, sua alta pós-frontal associada se estabeleceu sobre o Centro-Sul do Brasil, mantendo o tempo estável e as temperaturas frias em grande parte da região. Inclusive essa alta trouxe o tão esperado alívio das chuvas na região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul.
No final de semana o padrão será exatamente este em praticamente todo o Centro-Sul: tempo estável, seco, com sol brilhando durante o dia e poucas nuvens no céu, com uma grande variação de temperatura ao longo do dia. Muitas cidades poderão registrar variação diária de temperatura de 10°C ou mais e valores de umidade relativa abaixo de 40%, com algumas localidades na porção mais central do país podendo registrar valores abaixo de 30%.
Uma nova frente fria deverá atuar entre as regiões Sul e Sudeste entre segunda (03) e terça-feira (04), mas, de acordo com as previsões dos modelos, essa frente não será tão intensa e terá uma atuação muito passageira pelas porções leste dessas regiões, já que seu ciclone associado estará muito distante do Brasil, no Oceano Atlântico Sul.
Baixos acumulados de chuva são previstos para a porção leste dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná na segunda. Na terça, será a vez do leste de São Paulo e Rio de Janeiro experimentarem um aumento da nebulosidade e chuvas fracas devido à passagem da frente, enquanto o Sul já retornará ao tempo estável.
Depois do afastamento dessa frente fria na terça-feira, novamente todo o Centro-Sul do Brasil voltará ao predomínio de uma alta pressão que manterá o tempo estável e seco, com quase nenhuma chuva significativa, incluindo a região Sul, até pelo menos o início da próxima semana, dia 10 de junho.
Importante ressaltarmos que o tempo seco, além de ser prejudicial à saúde, pode contribuir para o aumento de queimadas. Valores de umidade relativa abaixo de 30% aumenta a chance do fogo se alastrar na vegetação e dificulta o seu controle. Além disso, esse período é favorável para a ocorrência de nevoeiros, nuvens baixas e geadas, este último principalmente em regiões mais altas e frias.