O tempo na Região Sul: chuvas diminuem, mas ainda há risco de chuva forte e de tempestades
Chuvas intensas e tempestades pontuais vem ocorrendo sobre a Região Sul nos últimos dias, principalmente sobre o Rio Grande do Sul durante o fim de semana. Chuvas reduzem nos próximos dias, mas ainda há risco potencial de tempestades.
O calor marcou o centro-sul do Brasil na última semana, combinado com o tempo mais firme em boa parte das regiões Sul e Sudeste. Uma mudança de padrão começou a ocorrer a partir da quinta-feira (04), com chuvas voltando a ocorrer de forma intensa nos três estados da Região Sul, com eventos mais intensos e maiores volumes atingindo ocorrendo no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
No domingo (07), o processo de formação de uma frente fria já contribuiu para a formação de instabilidades mais organizadas e para chuvas mais intensas e abrangentes sobre o Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina e do Paraná.
O sistema de instabilidades, mesmo perdendo força, avança pela Região Sul e mantém potencial de pancada de chuva forte e de tempestades no início da semana. A seguir, confira os detalhes da previsão.
Segunda-feira: chuvas isoladas e risco de tempestades pontuais
A segunda-feira (08) começa com chuvas pontuais de até forte intensidade no norte do Rio Grande do Sul, no meio-oeste e leste de Santa Catarina e no sul do Paraná. O tempo fica nublado, mas sem chuva, nas demais regiões gaúchas, catarinenses e no leste paranaense.
No decorrer da manhã, as instabilidades se deslocam para norte, passando a provocar chuva no centro-norte e noroeste do Paraná, diminuindo no norte do rio Grande do Sul e no meio-oeste de Santa Catarina. Mais para o fim do período e início da tarde, há risco de tempestades na porção central e norte do Paraná.
No período da tarde, as chuvas perdem mais intensidade e ocorrem cada vez mais de forma pontual no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Já no Paraná, as instabilidades se espalham e provocam chuvas de até forte intensidade no sudoeste, oeste, noroeste e norte do estado. Nas áreas do centro-leste paranaense, há previsão de chuvas isoladas de fraca a moderada intensidade.
No período da noite, as instabilidades perdem força e chuvas de fraca intensidade e pontuais ocorrem no leste e região do Norte Pioneiro no Paraná e no extremo norte de Santa Catarina.
Terça-feira: pouca chuvas em boa parte do Sul, mas com risco de tempo severo no Paraná
Terça-feira (09) com muita nebulosidade pela Região Sul, mas com sol aparecendo na metade sul e leste do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e no litoral do Paraná.
Pela manhã, há previsão de chuva muito fraca e pontual somente em pontos do Norte, das Missões, Serra e região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. No Paraná, há a possibilidade de chuvas mais intensas nas regiões de divisa com o estado de São Paulo, mais para a região do Norte Pioneiro.
No período da tarde, chuva fraca e pontual ainda podem ocorrer no norte do Rio Grande do Sul, podendo também atingir o oeste, sul e o extremo norte de Santa Catarina. Já no Paraná, pancadas isoladas no litoral, no centro e no oeste, mas com alertas de tempo severo no norte e noroeste do estado.
No período da noite, as chuvas praticamente desaparecem e o tempo firme predomina em toda a Região Sul.
Quarta-feira: passagem de uma nova frente fria e previsão de chuvas isoladas
Uma nova frente fria vai influenciar a Região Sul, porém se trata de um sistema de fraca intensidade, que não consegue organizar muito bem as instabilidades.
A frente fria já contribui para muita nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul no período da manhã e para chuvas de fraca intensidade no leste do estado, incluindo a região de Porto Alegre, e para pancadas de até forte intensidade e tempestades no nas regiões de fronteira do Oeste e das Missões. Nas regiões da Campa e Sul, os ventos de sul já proporcionam uma sensação mais amena e até mesmo de frio.
Em Santa Catarina e no Paraná, o período da manhã é de sensação de calor e com nebulosidade variável sem previsão de chuva.
No período da tarde, a frente fria ainda continua influenciando mais o Rio Grande do Sul, proporcionando chuvas isoladas, mas que podem ocorrer com até forte intensidade ou na forma de tempestades pontuais em todo o norte do estado e no oeste. Previsão de pancadas também para toda a faixa sul e extremo oeste de Santa Catarina. No Paraná, instabilidades também se formam e provocam pancadas de até forte intensidade no norte e leste do estado, com uma pequena possibilidade sobre o sudoeste.
A incursão de ar frio traz uma sensação mais amena para a metade sul do Rio Grande do Sul, mas a condição pré-frontal proporciona calor e abafamento para Santa Catarina e o Paraná.
No fim do dia e noite, a frente fria avança mais e contribui para chuvas de fraca a moderada intensidade na porção central e leste de Santa Catarina, e todo o Paraná, mantendo o potencial de chuvas um pouco mais intensas em todo o norte do rio Grande do Sul. As chuvas acontecem de forma muito isolada sem risco de elevados acumulados e transtornos.