O tempo na Região Sul na próxima semana: alerta de cenário extremo de chuva, risco de tempo severo e muitos transtornos
Chuvas vão continuar na Região Sul ao longo da semana, com risco de elevados volumes e de tempo severo. Há elevado potencial para alagamentos e inundações. Confira os detalhes da previsão do tempo.
Uma padrão de bloqueio atmosférico se estabeleceu nos últimos dias, dificultando o avanço de sistemas frontais pelo centro-sul do Brasil e proporcionando o estabelecimento de uma onda de calor. Como resultado, chuvas intensas e tempestades passaram a ser mais frequentes nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com ocorrências mais pontuais no Paraná.
Nos próximos dias, o padrão de bloqueio continua e a frequência do sistema de chuva aumenta, resultando em um risco maior de eventos intensos de precipitação sobre a Região Sul na próxima semana, principalmente sobre o Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina. No entanto, o estado do Paraná não está fora dos alertas.
Segunda e terça-feira: alerta de tempo severo e chuvas intensas no Rio Grande do Sul
Já madrugada desta segunda-feira (29), uma região de cavado se forma sobre o Rio Grande do Sul e chuvas de até forte intensidade, que podem ocorrer como tempestades já atingem o Oeste, Missões e parte do Norte. As instabilidades podem se estender e atingir o oeste de Santa Catarina.
Nas horas seguintes e no período da manhã, as instabilidades se espalham até o leste do Rio Grande do Sul, deixando em alerta de chuvas intensas e de tempo severo o Oeste, Missões, o Norte, a região Central, metropolitana de Porto Alegre, litoral e Serra.
A partir da tarde, o risco se torna maior, com elevado potencial para transtornos devido a intensificação e abrangência das instabilidades. Alerta de chuvas muito intensas e de tempo severo para toda a metade sul do Rio Grande do Sul, incluindo o sul da região das Missões, toda região Central, sul do Norte, todo o litoral, região de Porto Alegre e porção sul da Serra.
Na terça-feira (30), as chuvas diminuem em algumas regiões, mas continuam com forte intensidade até o período da manhã no Oeste, Missões e região Central. Na região de Porto Alegre e na Serra, as chuvas ocorrem de forma mais pontual de fraca a moderada intensidade.
No restante do dia, novas instabilidades se formam e provocam chuvas muito intensas e tempestades no Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul. Essa condição ocorre entre o fim do dia e o início da noite. No entanto, entre a noite e a próxima madrugada, o risco de eventos severos e muito intensos retorna para a metade sul do estado.
No estado de Santa Catarina e no Paraná, o tempo fica mais fechado na segunda-feira (29) nas áreas do leste, sem previsão de chuva, com tempo firme nas demais áreas. Na terça-feira (30), o tempo firme predomina em todas as regiões, com temperaturas elevadas e sensação de calor.
Quarta-feira: alerta de tempo severo continuam no Rio Grande do Sul junto com o calor
A quarta-feira (01), em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme continua com pouca nebulosidade e calor. Somente no fim do dia, há previsão de pancadas isoladas, que podem ocorrer como tempestades no extremo oeste catarinense e no sudoeste paranaense.
Já no Rio Grande do Sul, o potencial de chuvas intensas continua e, já pela manhã, há alertas para o Oeste e Missões, com chuvas mais isoladas na região Central e de Porto Alegre.
No período da tarde, as chuvas intensas continuam somente no Oeste e nas Missões, com chuvas pontuais, que podem ocorrer com até forte intensidade, nas demais regiões gaúchas.
No período da noite, as instabilidades voltam a ganhar intensidade, em virtude do processo de formação de uma frente fria, e há risco de chuvas intensas e tempo severo nas Missões, na região Central, na Serra e na região de Porto Alegre no litoral.
Quinta e sexta-feira: alertas se estendem para Santa Catarina
Com uma frente fria formada, o tempo instável se estende para o estado de Santa Catarina, com potencial de chuvas intensas e tempestades. No entanto, o sistema frontal não consegue avançar no fim da semana.
Na manhã da quinta-feira (02), alerta de chuvas intensas e para o risco de tempo severo no norte do Rio Grande do Sul, no sul e meio-oeste de Santa Catarina e no sudoeste e extremo oeste do Paraná.
No período da tarde, os alertas continuam para o norte gaúcho, o sul e o meio-oeste catarinenses, bem como para o sudoeste e extremo oeste do paraenses. No entanto, as instabilidades se espalham mais pelo oeste do Paraná, levando risco de tempestades. No leste do Rio Grande do Sul, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade.
No período da noite, as chuvas diminuem no Rio Grande do Sul, mas continuam com moderada intensidade nas regiões de divisa com o território catarinense. Já em Santa Catarina, há alertas de chuvas intensas para o meio-oeste, centro, sul e para a porção leste até a região de Florianópolis e Blumenau, onde há risco de alagamentos e inundações.
Na sexta-feira (03), o sistema frontal até recua um pouco para o norte do Rio Grande do Sul. Assim, ao longo do dia, há alertas de chuvas intensas e de tempo severo no norte gaúcho, no oeste e sul de Santa Catarina, com pancadas ocorrendo de forma mais pontual na porção central e no norte catarinenses. No Paraná, há previsão de pancadas isoladas somente no extremo oeste do estado no período da tarde.