O tempo na Região Sul na semana: chuva em todos os estados e alerta para potencial ciclone intenso e tempo severo
O tempo no Sul do Brasil nesta semana será marcado por instabilidades em todos os estados e pela formação de um intenso ciclone, que vai fortalecer as chuvas na região. Veja mais detalhes.
As instabilidades voltam à Região Sul do Brasil durante essa semana, especialmente a partir da quarta-feira (23). Na quinta-feira (24), tem-se a formação de um ciclone intenso entre a Argentina e o Uruguai, que vai intensificar as chuvas no Sul brasileiro. Acompanhe abaixo mais detalhes da previsão para esta semana.
Chuvas intensificam no Sul com a atuação de um ciclone
Na segunda-feira (21), a condição será de tempo predominantemente firme na maior parte da Região Sul. Apenas na faixa leste de Santa Catarina, desde o litoral norte até a região de Florianópolis, e no litoral sul do Paraná é que devem ocorrer chuvas fracas e isoladas ao longo do dia devido à circulação dos ventos que traz o ar úmido do oceano para o continente. Durante o dia, a condição será de céu com muitas nuvens no litoral norte catarinense e paranaense.
Na terça-feira (22), são esperadas chuvas fracas no período da tarde e início da noite no extremo sul e no norte do Rio Grande do Sul, em áreas do oeste de Santa Catarina e em quase todo o território paranaense. Há chances de pancadas isoladas de curta duração no noroeste gaúcho e no Paraná. Contudo, não há riscos de transtornos. A nebulosidade aumenta durante a manhã, deixando o céu encoberto no Paraná e em grande parte de Santa Catarina.
Já na quarta-feira (23), as chuvas se espalham mais pela região Sul, com possibilidades de pancadas rápidas e isoladas no meio-oeste catarinense, na metade leste do Paraná, e em áreas do norte do Rio Grande do Sul.
Na manhã da quinta-feira (24), a formação de um ciclone intenso na Região Sul vai provocar o desenvolvimento de instabilidades no oeste, sul, centro e noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste do Paraná e no extremo oeste de Santa Catarina, com potencial de chuvas intensas e tempestades, que podem ocorrer de forma severa, principalmente sobre o território gaúcho.
Os ventos se intensificam a partir da manhã, e ao longo dia as rajadas variam entre 50 e 60 km/h em praticamente todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina e na metade sul do Paraná, com valores pontualmente chegando até aos 75 km/h em localidades do centro e oeste gaúchos.
No período da tarde, as chuvas abrangem todos os estados da Região Sul. Há chances de chuvas de até forte intensidade que podem acontecer na forma de tempestades severas no oeste, norte e sul do Paraná, no centro e oeste de Santa Catarina e em todo o estado do Rio Grande do Sul.
No período da noite, essas condições de tempo mais severo reduzem em em parte da Região Sul, mantendo-se em áreas do centro de Santa Catarina e em praticamente todo o estado do Paraná, como por exemplo, na região de Umuarama, Maringá e Londrina.
Na sexta-feira (25), com o afastamento do ciclone para o oceano, o tempo estabiliza na Região Sul e a nebulosidade reduz bastante a partir da tarde. São esperadas chuvas fracas e bem isoladas apenas no período da manhã em algumas localidades do norte e leste do Rio Grande do Sul, do oeste de Santa Catarina e do norte do Paraná.
São esperadas fortes rajadas de vento de até 95 km/h no período da manhã na faixa leste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas que devem ir perdendo intensidade ao longo do dia.
No Rio Grande do Sul, os maiores acumulados de chuva até a noite de sexta-feira (25) devem ser registrados no extremo sul e na região central do estado, onde devem chegar até aos 60 mm. Em Santa Catarina, os maiores volumes ocorrem em localidades do meio-oeste catarinense, com valores de até 58 mm. Já no Paraná, os acumulados mais expressivos serão registrados no norte do estado, podendo chegar até aos 100 mm no extremo norte paranaense.