O tempo na Região Sul no fim de semana: chuvas voltam a ocorrer nos três estados com queda nas temperaturas

Passagem de uma nova frente fria pelo oceano organiza instabilidades e traz chuva aos três estados do Sul brasileiro entre o sábado e a segunda-feira. No começo da próxima semana, ar frio ganha força e a temperatura cai em toda a Região.

chuvas retornam para a Região Sul
Previsão do acumulado de precipitação para o fim de semana na Região Sul.

Uma fraca frente fria trouxe ligeira mudança de padrão ao Sul do Brasil nesta quinta-feira. Quebrando um período de 6 dias sem nenhum registro de chuva (desde o dia 18 de julho, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia), a frente que se deslocou pelo oceano causou aumento de nebulosidade e alguma chuva fraca e isolada, com acumulados pouco expressivos, principalmente no Rio Grande do Sul. Mas uma mudança ainda maior deve ocorrer ao longo do fim de semana!

Uma segunda frente fria, mais intensa do que a desta quinta, chega ao Sul no sábado. Ao passar pela região, entre o sábado e a terça-feira, esta frente provocará chuva que pode ser de até forte intensidade pontualmente, e acumulados mais expressivos, em torno de 80 mm, no centro e leste do Rio Grande do Sul. A Meteored Brasil traz os detalhes dos efeitos da passagem desta frente nos três estados.

Rio Grande do Sul

A segunda frente fria em sequência da semana começa a atuar no Rio Grande do Sul na manhã do sábado (27). A princípio, algumas chuvas fracas e pontuais devem ocorrer, mas elas ganharão força ao longo do dia. Entre a tarde e a noite do sábado, podem ocorrer chuvas localizadas de moderada a forte intensidade, entre o oeste e a região central do estado gaúcho. Ao longo do domingo (28), as chuvas mais volumosas se concentrarão entre o centro e o leste do Rio Grande do Sul.

Na região metropolitana de Porto Alegre, pode chover a qualquer hora do domingo, e com até forte intensidade em alguns momentos. Na segunda-feira (29), chove apenas no nordeste do estado, com menor intensidade. O tempo volta a ficar mais aberto na noite de segunda.

Santa Catarina

O fim de semana será de muita nebulosidade sobre o estado catarinense. A partir da tarde de sábado, a aproximação da frente fria provocará chuva irregular e bem localizada, de fraca a moderada intensidade, na região central do estado. A situação se mantém durante o domingo, onde alguma chuva esparsa deve cair também no sul.

Os maiores acumulados para Santa Catarina devem ocorrer ao longo da segunda-feira! As áreas central e leste do estado terão uma segunda de chuva a qualquer hora do dia, podendo ser forte em alguns pontos, e com acumulados mais expressivos.

Paraná

Embora a frente não atue sobre o Paraná ainda no sábado, o tempo ficará instável, com muita nebulosidade e chuvas bastante isoladas e fracas. Chuvas mais abrangentes devem começar a ocorrer a partir da tarde de domingo, no oeste do estado, prolongando-se até a madrugada de segunda-feira. Na segunda, pancadas mais fortes estão previstas para o leste do estado. A capital, Curitiba, pode ter chuva a qualquer hora durante a segunda, com maior intensidade entre o final da manhã e o meio da tarde.

Semana começa mais fria em todo o Sul do Brasil

A grande nebulosidade trazida pela passagem da frente fria durante o fim de semana fará com que as temperaturas fiquem amenas. As máximas não devem subir muito, e as mínimas, por outro lado, não devem ser muito baixas, caracterizando um sábado e domingo de pequena amplitude térmica. Porém, após a passagem da frente, o ar frio vai ganhar força e a próxima semana tende a começar mais gelada.

frio na Região Sul
Previsão das temperaturas máximas para a segunda-feira, 29 de julho.

Na segunda-feira (29), as temperaturas máximas não devem passar muito dos 15ºC em todo o Rio Grande do Sul, e também no sul de Santa Catarina. No Paraná, enquanto o leste do estado já sente os efeitos do ar frio pós-frontal (e Curitiba deve ter máxima de apenas 14ºC), as áreas ao norte, próximas a São Paulo, ainda experimentarão sensação de calor.