O tempo na Região Sul: nova frente fria avança já no início da semana e traz risco de chuvas intensas e tempestades
Após dias de tempo firme, ensolarado, frio e de sensação mais amena na Região Sul, uma nova frente fria traz de volta o potencial de chuvas de forte intensidade e mais volumosas na Região Sul. Confira os detalhes da previsão.
O tão esperado frio veio de fato na última semana, depois de uma primavera e verão com ondas de calor recordes em todo o Brasil. Apesar de o outono climatológico ter começado em março, a primeira massa de ar frio mais intensa chegou somente na terceira semana de abril, mas atingiu uma parte do centro-sul do país, que ficou restrita à região Sul e ao leste do Sudeste.
Além do frio, as chuvas foram bastante expressivas no Rio Grande do Sul e no leste da Região Sul, com alagamentos, inundações e deslizamentos sendo registrados no início da semana passada.
Agora, uma nova mudança é prevista já para o início da semana, através do avanço de uma nova frente fria e posteriormente de uma massa de ar frio. Será que a história pode se repetir? Contamos a seguir.
Segunda-feira: alerta de chuvas intensas
O processo de formação de uma frente fria se inicia no início da manhã sobre o Uruguai, no entanto, instabilidades já podem atuar na região de fronteira com o Rio Grande do Sul, com chuvas de moderada a forte intensidade. Por volta da metade do período, há alerta de chuvas intensas e tempestades no Oeste e na Campanha.
No fim da manhã e início da tarde, a região de cavado se desloca para norte e se intensifica, levando o potencial de chuvas de moderada a forte intensidade e de tempestades para todo o Oeste, Missões, Sul e região Central do Rio Grande do Sul.
No período da tarde, as instabilidades atuam na metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, onde, por volta do meio do período, há potencial de pancadas de até forte intensidade.
No fim da tarde e início da noite, as chuvas continuam com até forte intensidade na metade norte do Rio Grande do Sul e podem ocorrer no oeste de Santa Catarina. Chuvas de fraca intensidade estão previstas para a divisa dos estados. No decorrer da noite, alerta de chuvas intensas para o Norte, Serra e região de de Porto Alegre no território gaúcho.
Nas demais regiões de Santa Catarina e no Paraná, a segunda-feira (23) é de tempo firme e com sensação de calor entre o fim da manhã e o meio da tarde.
Terça-feira: frente fria se forma e leva risco de chuvas intensas e tempestades
Durante a madrugada, a frente fria se forma sobre o norte do Rio Grande do Sul e há alertas de chuvas de forte intensidade, com risco de tempestades nas regiões Norte, Missões e Campos de Cima da Serra. Em Santa Catarina, os alertas ficam para o extremo oeste e regiões de divisa com o norte gaúcho.
Essa condição se mantém ao longo da manhã, mas com redução da intensidade das chuvas, que podem ocorrer com fraca intensidade na porção mais central de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.
No período da tarde, com o deslocamento da ciclone extratropical para sul no oceano, na qual a frente fria está conectada, o sistema frontal se desloca para e perde intensidade. Como resultado, as instabilidades atuam de forma mais isoladas e voltam a se espalhar pelo Rio Grande do Sul, provocando pancadas isoladas no norte, centro e leste do estado.
Mais para o fim do dia e início da noite, pancadas isoladas também podem ocorrer no leste de Santa Catarina, mas com maior probabilidade de ocorrência no sul do estado.
No período da noite e na próxima madrugada, as instabilidades voltam a ganhar intensidade e deixam em alertas de chuvas intensas e tempestades o norte do Rio Grande do Sul, o oeste e sul de Santa Catarina e as regiões de divisa entres os dois estados.
Quarta-feira: frente fria consegue avançar e chegar ao Paraná
No decorrer da madrugada e início da manhã, a frente fria finalmente consegue avançar e passa a atuar sobre o estado de Santa Catarina, provocando chuvas mais pontuais, mas que podem ocorrer com forte intensidade, no oeste, centro e norte catarinenses, no sul e sudoeste do Paraná. Chuvas mais fracas ocorrem no nordeste do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.
No decorrer da manhã, a frente fria avança mais e muda o tempo na porção central e leste do Paraná. Previsão de chuvas de até forte intensidade no oeste paranaense e de fraca a moderada intensidade no leste do estado e no norte catarinense. Garoa e chuvisco podem ocorrer nas demais regiões de Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.
No período da tarde, a frente fria passa a atuar de forma mais costeira entre o norte de Santa Catarina e o leste do Paraná, levando potencial de chuvas volumosas para essas áreas. Essa condição reduz a partir do fim do dia.
Com o deslocamento da frente fria ao longo do dia, uma massa de ar frio consegue atuar em toda a Região Sul, trazendo o frio de volta para os três estados, com menor intensidade em relação ao evento anterior.